Foto do(a) blog

Arte, aqui e agora

Esperando 'Miss Liberty', a homenagem às vítimas do terrorismo

A explosão no metrô de São Petersburgo, ocorrida ontem, conturba mais uma vez a nossa alma. Em várias cidades francesas, as bandeiras encontram-se a meio-mastro e, em Paris, aguarda-se a escultura que será colocada este ano, em frente ao Palácio de Tóquio, em homenagem às vidas inocentes ceifadas pelos atentados terroristas. Em novembro do ano passado, inspirado pela Estátua da Liberdade, presente da França aos Estados Unidos, o artista contemporâneo americano Jeff Koons, doou um monumental buquê de tulipas ('Miss Liberty') ao povo francês.

PUBLICIDADE

Por Sheila Leirner
Atualização:

Esta é uma das maiores esculturas realizadas pelo artista. Com 10,4 metros de altura, 8,4 metros de largura e 10,2 metros de profundidade - feita inteiramente em bronze, aço inoxidável e alumínio -, Miss Liberty, atualmente em construção na Alemanha, será instalada ainda este ano, permanentemente, na praça em frente ao Museu de Arte Moderna de Paris e ao Palácio de Tóquio. O seu custo, 3 milhões de euros, está sendo financiado por doações privadas dos Estados Unidos e da França.

PUBLICIDADE

"Espero que este trabalho mude a vida das pessoas", disse Koons. "Espero que 'Miss Liberty' possa comunicar um sentido de futuro, otimismo, a alegria de oferecer para encontrar algo maior fora de nós mesmos". Ele disse também que "espera que as flores dêem às famílias das vítimas, força para continuar", acrescentando que a escultura foi inspirada nas pinturas florais de Monet, Picasso e Fragonard.

Até a próxima que agora é hoje, e a mensagem otimista de Miss Liberty representa também o compartilhamento, entre a França e os Estados Unidos, da mesma crença nos princípios universais da liberdade!

 

Leia também:

? Jeff Koons ganha primeira retrospectiva na Europa, no Centro Pompidou

Publicidade

? Justiça francesa condena Jeff Koons e o Centro Pompidou por plágio

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.