PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Arte, aqui e agora

A arte no olhar do papa Francisco

É a primeira vez, desde o início do pontificado, que o Papa desenvolve uma reflexão detalhada sobre arte, mesmo que desde a sua chegada ao Vaticano ele já tenha enviado carta pessoal a uma pintora e feito algumas escolhas artísticas surpreendentes. A começar por uma representação de Cristo que está totalmente fora da iconografia tradicional, como a escultura realizada por um artista argentino. Ou ainda as obras de outro jovem artista do mesmo país, que utiliza rebotalho.

Por Sheila Leirner
Atualização:

"Obra de Misericórdia", pintura atribuída a Olivuccio di Ciccarello, no livro "A minha ideia de arte", que o papa Francisco acaba de publicar.  

"Não devemos ter medo de encontrar e utilizar novos símbolos, novas formas de arte, novas linguagens, mesmo aquelas que parecem pouco interessantes a quem evangeliza ou aos curadores, mas que são todavia importantes para as pessoas, porque sabem falar às pessoas." Estas palavras do papa Francisco, estão em A minha ideia de arte (La mia idea di arte), livro que ele acaba de publicar e que foi organizado por Tiziana Lupi e editado por Museus do Vaticano/Mondadori.

PUBLICIDADE

Os museus devem acolher as novas formas de arte. Devem escancarar as portas às pessoas de todo o mundo.

"É sempre possível abrir horizontes onde eles parecem não mais existir", diz Francisco em seu livro. "Os museus devem acolher as novas formas de arte. Devem escancarar as portas às pessoas de todo o mundo. Ser um instrumento de diálogo entre as culturas e as religiões, um instrumento de paz. Serem vivos. Não poeirentas recolhas do passado apenas para os 'eleitos' e os 'sábios', mas uma realidade vital que saiba proteger esse passado para o contar aos homens de hoje, a começar pelos mais humildes. A beleza nos une e, como também disse S. João Paulo II, citando Dostoievski, salvar-nos-á."

No livro, para ilustrar o pensamento de Francisco, foram escolhidas 11 obras entre esculturas, pinturas e monumentos. Além de descrevê-las à sua maneira e relatar alguns fatos históricos ligados a elas, o Papa as utiliza para sustentar uma tese. Para ele, apesar de se crer que a arte do passado só representou sujeitos mitológicos, bíblicos, heroicos ou aristocráticos, na realidade existem inúmeras obras onde os "excluídos" da sociedade aparecem em primeiro plano, mesmo quando são "atores secundários".

Até quem não é francófono pode assistir a este documentário, apresentado pelo canal Arte, na França e Alemanha. Ali, vemos um papa moderno, ligado às coisas humanas. E que, como bom jesuíta, faz perdurar o caráter missionário e educacional da Igreja. Além de ser culto, olha com extrema atenção as obras do fantástico museu do Vaticano. O que, talvez, não seja muito comum entre os papas...

Publicidade

Quanto a mim, o que penso da arte contemporânea defendida pelo papa Francisco, originária do país dele que certamente possui excelentes artistas, mas - ao contrário do Brasil - nunca foi muito feliz em artes plásticas? Ora, quando o papa escolhe artistas e publica a sua visão da arte, que é espiritual e ética, me abstenho de julgamentos estéticos.

Até a próxima que agora é hoje, e tenho mais uma razão para dizer que, mesmo se não partilho de seu gosto, Francisco é o meu Papa preferido!

 

 

Carta escrita pelo papa Francisco à artista Marcia Schvartz, em agradecimento pelo catálogo que ela lhe enviou.  

 

O papa Francisco e o artista Gustavo Masó no Vaticano, com o retrato de João Paulo II.  

 

Esculturas do artista argentino Alejandro Marmo, realizadas com material de refugo.  
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.