Lembrete do dia: a obra completa de Machado de Assis está na web [grátis]
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Lembrete do dia: a obra completa de Machado de Assis está na web [grátis]

Em 29 de setembro de 1908 morria Machado de Assis. A efeméride de hoje me fez lembrar da Coleção Digital Machado de Assis, resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público e o Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Acesse.

Ricardo Lombardi

29 Setembro 2014 | 13h35

machado.jpg
Em 29 de setembro de 1908 morria Machado de Assis. A efeméride de hoje me fez lembrar da Coleção Digital Machado de Assis, resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público e o Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. A página eletrônica com a obra completa (romances, contos, crônicas, entre outros) do autor está em formato digital no endereço: http://machado.mec.gov.br/. Os arquivos se apresentam para leitura em tela e para download, nos formatos html e pdf.
Aproveito e deixo três trechinhos bem machadianos:
“Resta lembrar que a vida dos livros é vária como a dos homens. Uns morrem de vinte, outros de cinqüenta, outros de cem anos, ou de noventa e nove (…) Ora, esse prolongamento da vida, curto ou longo, é um pequeno retalho da glória. A imortalidade é que é de poucos.” (Machado de Assis, “A Semana”, 16/8/1896)
“Há muita coisa parasita, muita repetida, e muita que não valia a pena trazer da vida ao livro.” (Machado de Assis, “A Semana”, 27/12/1896)

“(…) o leitor, entretanto, não se refugia no livro, senão para escapar à vida.” (Machado de Assis, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”)