Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Cultura

Cultura » Vencedor do Man Booker Prize, Marlon James é o primeiro confirmado da Flip 2017

Cultura

Vencedor do Man Booker Prize, Marlon James é o primeiro confirmado da Flip 2017
As informações e opinões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Cultura

MARLON JAMES

Vencedor do Man Booker Prize, Marlon James é o primeiro confirmado da Flip 2017

Guilherme Sobota

28 Março 2017 | 10h47

O escritor jamaicano Marlon James, vencedor do Man Booker Prize em 2015 pelo livro A Brief History of Seven Killings, é o primeiro convidado confirmado da Festa Literária Internacional de Paraty em 2017.

A Flip chega a sua 15.ª edição neste ano – 26 a 30 de julho são as datas anunciadas.

O livro de Marlon James, no Brasil, vai se chamar Breve História de Sete Assassinatos e será publicado pela Intrínseca, com tradução de André Czarnobai.

Marlon James, author of "A Brief History of Severn Killings", poses for photographers after winning the Man Booker Prize for Fiction 2015 in London, Britain October 13, 2015. REUTERS/Neil Hall

Marlon James, vencedor do Man Booker Prize. Foto: REUTERS/Neil Hall

Segundo um comunicado divulgado pela Flip, o autor vai falar de sua história de vida, sua experiência com a literatura, com o racismo, da vida como estrangeiro nos EUA e de seus pontos de contato com o Brasil e os brasileiros.

O livro é um romance inspirado em uma história real e descreve como Bob Marley e sua equipe foram atacados antes de um show em 1976 – e usa o episódio para explorar a história da Jamaica no período, marcado por uma profunda violência social. A notícia da vinda de James foi divulgada nesta terça-feira, 28, pelo jornal Folha de S. Paulo.

James, que agora tem 46 anos, foi o primeiro jamaicano a ser agraciado com o Man Booker Prize, prêmio da literatura em língua inglesa entregue há 47 anos.

A Flip deste ano vai homenagear o escritor Lima Barreto. A curadoria fica por conta da jornalista Josélia Aguiar.

Encontrou algum erro? Entre em contato