Foto do(a) blog

Novidades, coberturas e bastidores do que rola aqui e mundo afora

Trump é 'um mentiroso compulsivo' e um 'ignorante', diz Philip Roth

O escritor americano Philip Roth qualificou o presidente Donald Trump como "um mentiroso compulsivo, um ignorante, um fanfarrão, um ser abjeto movido por um espírito de vingança e que já está um pouco senil", em uma entrevista publicada pelo jornal Libération neste sábado, 16.

PUBLICIDADE

Foto do author Ubiratan Brasil
Por Ubiratan Brasil
Atualização:

"E, ao dizer isso, minimizo seus defeitos. Dia após dia, sua conduta, sua falta de experiência e a inépcia das palavras que pronuncia em público nos indignam. Não há limites para os perigos, aos quais a loucura desse homem pode levar o país e o mundo inteiro", disse o autor de Pastoral Americana, um dos habituais favoritos ao Nobel de Literatura, que se aposentou da escrita em 2012.

Implacável. Philip Roth, em 2012. Foto Fred R. Conrad/The New York Times Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Questionado sobre o ressurgimento do racismo com os afro-americanos, respondeu: "é evidente que graves problemas nasceram da longa história da opressão dos afro-americanos. No que diz respeito a mim, não acredito, por exemplo, que a maioria dos americanos seja de autênticos racistas. Acredito que haja um grupo de racistas dispostos a tudo entre os membros do Congresso e que haja um na Casa Branca".

Sobre o antissemitismo que "se manifesta no círculo da direita ultranacionalista", considera que "não se possa dizer que o país seja antissemita, ou que esteja disposto a cair no ódio aos judeus de maneira significativa".

Em relação a sua decisão de parar de escrever, o romancista diversas vezes premiado declarou: o fato de "contar histórias, essa coisa que foi tão preciosa para mim durante toda a minha existência, já não está no coração da minha vida".

"É estranho. Jamais imaginei que pudesse acontecer uma coisa parecida comigo. Mas é verdade que acontecem muitas coisas que jamais havia imaginado", afirmou. Em janeiro, Roth já havia criticado duramente Trump na revista The New Yorker. / AFP

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.