As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Caetano Veloso elogia canção ‘machista’ de Chico Buarque

Ubiratan Brasil

17 Agosto 2017 | 21h37

Caetano Veloso usou sua conta no Facebook para elogiar, nesta quinta, 17, a canção ‘Tua Cantiga’, que figura no novo disco de Chico Buarque, ‘Caravanas’, a ser lançado nacionalmente no dia 25 de agosto.

“O ritmo de lento afoxé sob essas formas verbais aprofunda a sensação de velha brasilidade que só se supunha morta porque fazia tempo que Chico não vinha com uma música”, escreve Caetano, que conta ter “ficado tomado” ao ouvir a música pela primeira vez ao lado do filho Tom.

#Caetano sobre "Tua Cantiga" (http://spoti.fi/2i7Qv46), nova canção de Chico Buarque 👉🏼 "Foi frutífero que eu tivesse…

Publicado por Caetano Veloso em Quinta-feira, 17 de agosto de 2017

A canção, divulgada no dia 28 de julho, provocou opiniões contrárias de pessoas que nela viam vestígios de machismo – especialmente na quarta estrofe, que diz: “Quando teu coração suplicar/Ou quando teu capricho exigir/Largo mulher e filhos e de joelhos vou te seguir”. O fato de largar a família não foi bem aceito por muitas mulheres.

Caetano preferiu evitar o assunto, optando por uma análise das rimas que o deixaram “siderado”. “O cantor refere-se a elas, como se cresse que só ele sabe quantas há na canção. Mas as rimas que mexem fundo com a gente são as inaparentes, as que se dão nas consoantes das palavras finais dos penúltimos versos das estrofes: suspiro/ligeiro; nome/perfume; lenço/alcanço; filhos/ joelhos; nega/ cantiga. ‘Minha nega’ e ‘cantiga’ são chave de ouro”, disse Caetano.

Mais conteúdo sobre:

#caetanoveloso#chicobuarque