PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Novidades, coberturas e bastidores do que rola aqui e mundo afora

Bósnia faz homenagem a David Bowie com enorme mural

Por blogs
Atualização:
Mural em homenagem a David Bowie, na Bósnia/ Reuters Foto: Estadão

Maja Zuvela/ Reuters

PUBLICIDADE

Um grupo de artistas revelou um enorme mural de David Bowie em Sarajevo, neste sábado, 28, para comemorar o trabalho humanitário do músico britânico durante a guerra da Bósnia.

Ao som de Bowie "Space Oddity", até 300 pessoas participaram da inauguração do mural, que trazia a inscrição: "a moda muda, mas você sempre será meu herói."

O mural - e 13 metros de altura e 10,5 metros de largura - está pintado em um edifício no campus de uma universidade, a uma curta distância da rua uma vez conhecida como Sniper Alley, e tem como objetivo simbolizar a maneira como a Bósnia mudou desde o fim da guerra de 1992-95.

Esboços foram feitos pelo ilustrador de quadrinhos da Marvel Enis Cisic e transformaram-se no mural do pintor Zoran Herceg, que levou um mês e meio para completar o trabalho. O plano para imortalizar Bowie, que morreu de câncer aos 69 anos em 10 de janeiro, foi inicialmente apresentado pelo músico local Vedad Trbonja. O projeto foi apoiado por milhares de bósnios.

Publicidade

Bowie foi movido pelos sofrimentos dos bósnios e usou sua fama para aumentar a consciência sobre a guerra e arrecadar dinheiro para fins humanitários, embora ele não tenha visitado Sarajevo.

"Esta é uma maneira de prestar homenagem a Bowie como artista e humanitário, e imortalizá-lo na cidade que nunca teve a chance de recebê-lo", disse Adnan Comor, um porta-voz para o grupo responsável pelo projeto, Bowie Team Sarajevo.

* Veja o Especial sobre a carreira do cantor David Bowie

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.