PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Indie, pop, rap, dance, jazz, disco, punk, etc.

Tagore avança na psicodelia sintética, mas de coração quente

E, de repente, tudo ficou mudo.

Por Pedro Antunes
Atualização:

"Tudo mudou", canta Tagore Suassuna.

E, de repente, tudo virou saudade.

"Quer só você / E não vem", completa Tagore.

Tagore ( Foto: Zé de Holanda / Divulgação)

PUBLICIDADE

Mudo é a canção que abre os trabalhos de Pineal, segundo disco de Tagore, a banda, e também foi escolhida como primeiro single.

É um bofetada bem dada. Ardida, mesmo que merecida. É um adeus, um fim e, ao mesmo tempo, um recomeço.

Publicidade

O grupo se despede da psicodelia com pés fincados no regionalismo e embarca por uma viagem sintética, mesmo que quente. Teclados, efeitos, ecos nas vozes anuviam as dores cantadas por Tagore.

"A letra versa sobre o quão efêmero é tudo, nos dias de hoje, em que as conexões são feitas quase que instantaneamente", diz o líder da trupe formada por ele (voz, violão e guitarra), Julio Castilho (baixo, guitarra e teclados), Caramuru Baumgartner (percussão e teclados), Emerson Calado (bateria), João Cavalcanti (baixo, guitarra e teclados) e Diego Dornelles (baixo, guitarra e teclados).

Efêmero. Fugaz. De repente, quem se ama vai embora.

É sobre esse amor que estamos falando aqui. "A inspiração direta veio do fim de um relacionamento longo que eu tive", conta Tagore.

O rompimento com a sonoridade ouvida em Movido a Vapor, álbum de estreia de Tagore, dialoga com a efemeridade contemporânea. E, ao mesmo tempo, revigora. "Algum tempo após Movido a Vapor, fomos entrando numa fase menos regional e mais psicodélica", explica o vocalista.

Publicidade

PUBLICIDADE

Bandas como Flaming Lips, Air, Unknowm Mortal Orchestra, Connan Mockasin e, claro, Tame Impala, entram neste pacote de novas referências. "Começamos a trabalhar as novas composições já nessa roupagem mais 'futurista', mesmo que sem perder o sotaque, uma marca tão registrada no nosso som", explica Tagore.

Mudo, cujo clipe pode ser assistido no player abaixo, foi escolhida para ser o primeiro single porque "sintetiza todo o contexto de mudança presente no álbum", justifica Tagore. "É uma faixa que dialoga com o sentimento de falta, apego ao passado e saudade, situações atemporais pra o ser humano. Ao passo que a levada é dançante e enérgica."

Pineal sairá pelo selo Novíssima Música Brasileira, um braço gravadora Sony Music criado para dar espaço para bandas independentes. O lançamento será no dia 14 de outubro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.