PUBLICIDADE

Fernando Rabelo, o contador de histórias fotográficas

Por Mônica Zarattini
Atualização:

B.B. King aos 23 de anos de idade. Memphis, EUA, 1948. Foto Michael Ochs/Archives/Getty Images. Foto: Estadão

O fotógrafo, editor e blogueiro nas horas vagas, Fernando Rabelo, tem feito um tremendo sucesso entre os internautas. Sua página do facebook é super acessada pelos que procuram imagens que num só clic mostram a história de gerações, de fatos políticos, eternizam artistas e congelam confrontos. O blog Images&Visions é responsável por contar boa parte de nossa recente história através de imagens que se tornaram ícones.Até o começo dessa semana, Fernando já tinha postado nada a menos do que 4.777 fotografias desde o nascimento do blog. Ele nos conta como faz tudo isso.

Lula e FHC panfletando juntos na porta da fábrica da Mercedes Benz em São Bernardo do Campo, 1978. Foto Acervo FHC. Foto: Estadão

PUBLICIDADE

De Olho na Foto: Estava vendo que você iniciou o seu blog em 2007. Queria saber como foi que tudo aconteceu, pode me contar um pouco?

Fernando Rabelo: Tudo começou em outubro de 2007.  Num encontro casual na rua com o chargista e ilustrador Bruno Liberati que, então, me sugeriu fazer um blog sobre fotografia. Nessa época havia umacerta dificuldade de encontrar informações sobre a arte fotográfica na web e na mídia tradicional. Quinze dias depois eu lançava o blog Images&Visions. Hoje os blogs se tornaram parceiros importantes na divulgação da arte fotográfica. As fotografias tem um enorme potencial didático, e a internet é um espaço que atinge centenas de milhões de pessoas no mundo, nem juntando todas as bibliotecas do mundo teremos essa quantidade de leitores. Até o dia de hoje, o meu blog recebeu 3.811.617 visitas.

Chico Buarque e Gilberto Gil participam da passeata dos cem mil no Rio de Janeiro em 26/06/1968. Foto David Drew Zingg/IMS Foto: Estadão

De Olho na Foto:Como você pesquisa as fotos?Já teve algum problema de direito autoral com algum post?

Fernando Rabelo: Passo horas navegando em sites especializados em fotografia, que tenham credibilidade, como páginas de universidades, institutos, e de centros de pesquisas de todo o mundo. Foram muitas as emoções e noites mal dormidas, sempre com aquela preocupação de atualizá-lo todos os dias, tentando trazer a informação em primeira mão, já que manter um blog diário requer muita pesquisa, dedicação e persistência. Nunca tive problemas de direito autoral, acredito que a proposta educativa do blog inibe qualquer ação penal, já que não tenho nenhum intuito comercial nesse trabalho.

Publicidade

Criança no Central Park em Nova Iorque, 1962. Foto Diane Arbus. Foto: Estadão

 

De Olho na Foto: Vejo que você tem uma periodicidade grande, às vezes vejo 2 ou 3 fotossão publicadas no facebook por dia. Imagino o trabalhão que seja pesquisar, etc. Quanto tempo vc dedica para o blog e as postagens no face?

Fernando Rabelo: São horas e horas diárias de pesquisa, essa atividade virou um grande vício. Mas prometo não parar.

Terror na Guerra do Vietnã, 1972. A fotografia foi cortada para publicação para não mostrar o fotógrafo trocando filme na máquina. Foto de Nick Ut. Foto: Estadão

 

Catherine Deneuve, 1968. Foto Man Ray. Foto: Estadão

 

Afeganistão-Apocalipse, 2010. Foto Maurício Lima/AFP Foto: Estadão

 

Fidel Castro abraça o astronauta Yuri Gararin em Havana, 26/06/1961. Autor desconhecido. Foto: Estadão

 

Os Beatles no terraço de um café na Av. Champs-Elysées. Paris, 1964. Autor desconhecido. Foto: Estadão

 

O círculo amarelo mostra a arma usada no atentado ao Papa João Paulo II no Vaticano em 1981. Autor desconhecido. Foto: Estadão

 

Marlon Brando em Nova Iorque, 1950. Foto Philippe Halsman. Foto: Estadão

 

O fotógrafo Fernando Rabelo publicou seu último livro, Cores e Luzes de Belo Horizonte, em agosto do ano passado. Até o final de 2015, estará lançando outro fotolivro sobre a história de Minas Gerais.

Para acessar e ver asfotografias publicas por Fernando no Images&Visions:

http://imagesvisions.blogspot.com.br/

Publicidade

Tenho que confessar: editar as fotografias acima não foi nada fácil diante de tão vasto e rico material publicado pelo Fernando. Aproveite e navegue nesse mar de imagens históricas !

 

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.