EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pequenas neuroses contemporâneas

Opinião|Parque aberto por ativistas

PUBLICIDADE

Atualização:

 

Parque Augusta tá aberto.

Enquanto a Prefeitura não age.

Cadeados foram arrancados.

E começaram as atividades.

Hoje tem:

Publicidade

PUBLICIDADE

 

11h sítio arqueológico / limpeza 14h veganic 15h debate sobre direitos dos animais Bruno Azambuja 15h show Pequeno Cidadão 16h roda de conversa: doc "Luta pela terra Tupinamba na Bahia" 16h30 show Gustavo Galo (Trupe Chá de Boldo) 17h "Mentes engaioladas - até quando?" Teatro VEDDAS 18h As Mercenárias 19h Vandalismo Lírico 20h slam resistência

20H  banquete comum / picnic 20H assembleia Parque Augusta

Sobre o Parque Augusta

Último terreno com vegetação remanescente Mata Atlântica no centro de São Paulo, o Parque Augusta possui 24.750 m² de área e está situado no entroncamento das ruas Caio Prado, Augusta e Marquês de Paranaguá. Dividido em três lotes - cada um com matrícula própria - há em um deles o bosque, que ocupa cerca de 40% do local. O lugar é tombado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) e possui mais de 800 árvores catalogadas e registradas, com grande variedade de aves residentes do bosque e migratórias. Além disso, as edificações do antigo Colégio Des Oiseaux também foram tombados. A área restante é parcialmente cimentada, conta com poucas árvores (não sei pq dizer isso, temos que dizer que tem várias árvores, todas são tombadas, todinhas, até os exemplares isolados) e até o fim de dezembro de 2013 funcionava nela um estacionamento. No dia 23 de dezembro de 2013 o prefeito Fernando Haddad sancionou a lei de criação do Parque Augusta. Três dias após o fato, o parque foi fechado (pelos proprietários e, apesar da ação civil pública movida para a abertura dos portões, eles continuam fechados até os dias atuais) e continua assim até os dias atuais.

Sobre o Organismo Parque Augusta

Publicidade

PUBLICIDADE

O Organismo Parque Augusta luta para a abertura do parque desde dezembro de 2013, organizando festivais, oficinas e aulas públicas, entre outros eventos. O movimento não tem líderes e nenhum grupo ou entidade oficialmente constituído o representa. Organiza-se a partir de assembleias públicas semanais (que acontece às segundas-feiras), reuniões de grupo de trabalho e ações diretas pela rua e internet. É um movimento autogerido, horizontal, heterogêneo e aberto à participação de quem se interessar em apoiar a causa.

Parque Augusta 100% público e com gestão popular. Para mais informações: www.parqueaugusta.cc

Opinião por Marcelo Rubens Paiva
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.