O que define eleição no Brasil é tempo na TV e grana, dizem os especialistas.
Internet (leia-se Insta, Face, Twitter, WhatsApp) ajuda, porém... O país não experimenta uma revolução digital, já que a maioria da população não tem acesso à banda-larga.
O que as pessoas andam dizendo pela rede social de no máximo 280 caracteres?
Candidatos da esquerda receberam mais apoio de usuários do Twitter, diz a nova pesquisa do Scup Social.
Mas Bolsonaro (PSC), o candidato que tem um bom desempenho entre eleitores mais ricos e de maior escolaridade, continua o presidenciável com mais intenções de voto da rede.
Em abril, foram ao todo 15 mil interações sobre o tema.
Dos 5.089 tweets que continham a hashtag com o nome do pré-candidato do PSC, 77,5% indicaram intenção de voto positiva.
E, depois de preso, Lula aumentou a aprovação, comparando com março, quando índice de rejeição ao petista superava o de aprovação.
O líder do PT ficou em segundo lugar. Foram 4.847 menções com o seu nome. 64,4%, indicaram que votariam nele.
O estudo não expressa a real intenção do eleitor e foi revelado pela Scup Social, ferramenta de monitoramento de redes sociais, com mais de 400 clientes, que identificou as intenções de voto dos principais presidenciáveis no Twitter.
Lula e Bolsonaro têm sido os candidatos com mais comentários que indicam a possibilidade de voto ou não.
Manuela D'Ávila, do PCdoB, ficou em terceiro e também vem crescendo a cada mês. Dos 1.513 tweets com o seu nome, 94,2% foram favoráveis a ela.
O monitoramento detectou tweets que tinham hashtags com nomes dos candidatos e expressões tais como "meu voto é", "vou votar em", "jamais votaria", "não terá o meu voto", dentre outras.
Criada em 2009, a Scup Social monitora as interações nas redes sociais para ações personalizadas de marketing e ajudar as empresas a se comunicarem com seu público e descobrir suas necessidades.
PS> Não há informações de bots.