PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pequenas neuroses contemporâneas

Opinião|Itamaraty: dispensar ou não visto para americano

Depois que escrevi aqui no blog, ontem, que o Itamaraty trabalha contra o Brasil, ao recomentar que não se dispense a exigência de vistos para turistas americanos, matéria em tramitação no Congresso, recebi o esclarecimento abaixo da assessoria do gabinete do ministro José Serra:

Atualização:

 

 

Prezados senhores,

PUBLICIDADE

Diferentemente do que afirma o colunista Marcelo Rubens Paiva em seu texto "O Itamaraty contra o Brasil", a dispensa de visto para turistas norte-americanos não leva ao aumento do número de visitantes. Entre 1º de junho e 18 de setembro de 2016, os turistas norte-americanos foram dispensados de visto para o Brasil. Nesse período, vieram a turismo 208.815 cidadãos dos Estados Unidos. No mesmo período do ano passado, quando era exigido visto, foram 213.379 turistas. 

Também não é verdade que turistas norte-americanos desistem de viajar para o Brasil por causa da exigência de vistos. Se isso fosse verdade, a China e a Índia, países que exigem visto desses turistas, não teriam recebido 1,2 e 1,1 milhão de turistas em 2015.

Tampouco corresponde à realidade que a dispensa de visto para turistas norte-americanos levará à eliminação dessa exigência para os brasileiros que viajam para os Estados Unidos. Apenas negociações bilaterais, na qual cada parte tenha a oferecer algo que interessa à outra, levarão à dispensa recíproca.

Finalmente, ao contrário do que afirma Marcelo Rubens Paiva, brasileiros portadores de passaportes diplomáticos e de serviço também precisam de visto para viajar aos Estados Unidos.

Publicidade

Assessoria de Imprensa do Gabinete do Ministro das Relações Exteriores

 

Não esclareceu o essencial: o que falta para a liberação da exigência de visto?

O Itamaraty trabalha para que isso ocorra?

Uma pena que continuamos sem saber se um dia os americanos poderão vir e gastar seus dólares sem precisarem de visto.

Se será possível viajarmos aos EUA sem precisarmos de visto.

Publicidade

Pelo visto, vai demorar.

 

 

Opinião por Marcelo Rubens Paiva
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.