PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pequenas neuroses contemporâneas

Opinião|HBO promete obra inédita de Kubrick sobre Napoleão

Atualização:
 

 

Stanley Kubrick é o cineasta mais completo que já apareceu.

PUBLICIDADE

Inventor de lentes, câmeras, roteirista, filmou numa época em que a trucagem digital engatinhava.

Fez comédia, épico, filme político, terror, ficção científica, filmou em preto e branco, com luz natural e velas. Foi o primeiro a testar e usar planos sequência em que a câmera não chacoalhava (steadycam).

Mas seu projeto ambicioso era filmar Napoleão Bonaparte, cancelado pela MGM devido aos altos custos, em plena Crise do Petróleo.

Segundo Vitor Carvalho, do site TH1, a HBO anuncia que irá filmá-lo em formato série e coprodução de outro fã de projetos grandiosos, Steven Spielberg, que já se envolveu em outro projeto inédito de Kubrick, A.I., Inteligência Artificial, depois da sua morte.

Publicidade

Kubrick chegou a roteirizar o épico sobre Napoleão e bolar figurinos. Um story board do filme (ilustrações das cenas mais complicada) ficou exposto no MIS há dois anos. A família deixou executivos da HBO ter acesso ao material guardado por Kubrick, que ficou 30 anos debruçado no projeto.

Teria a ajuda do exército da Romênia, que convocaria 50 mil figurantes para a operação de filmagem, em cenas que hoje podem ser facilmente produzidas digitalmente.

Segundo TH1, o time convocado é de primeira:

Produção Darryl Frank e Justin Falvey (The Americans).

Roteiro adaptado der David Leland (Os Borgias).

Publicidade

Direção Cary Fukunaga (True Detective).

Opinião por Marcelo Rubens Paiva
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.