EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Pequenas neuroses contemporâneas

Opinião|Eu adorava Bárbara Heliodora

Eu adorava Bárbara Heliodora, crítica teatral e acadêmica que morreu hoje no Rio aos 91 anos.

PUBLICIDADE

Atualização:

Bárbara Heliodora era a maior crítica ou piadista do jornalismo cultural brasileiro?

PUBLICIDADE

Muitos a levavam a sério. Artista é muito inseguro, sensível. Sua crítica deprimia o atingido: sarcástica, inventava apelidos, fazia comparações esdrúxulas, ironias pesadas.

Outro problema é que o público carioca a levava muito a sério: seus textos no Segundo Caderno do Globo podiam alavancar ou destruir a carreira de uma peça de teatro, uma produção cara e estafante, desempregar uma galera, dar um prejuízo do cão.

E ela sempre surpreendia: podia amar uma comédia tola ou detonar um espetáculo sofisticado, delicado, brilhante.

Foi quem fez da comédia CÓCEGAS um fenômeno teatral, quando a viu no palco do teatro de cem lugares de uma faculdade.

Publicidade

Podia-se esperar de tudo, menos obviedades. Implicava com alguns diretores, amava outros, sem explicação.

Muitos a odiavam, a expulsavam do teatro, a detratavam publicamente.

Sempre a tratei com deferência e gentileza, como se trata uma idosa culta, solitária, odiada.

A minha primeira peça que estreou no Rio, E AÍ, COMEU?, ela nem foi ver. Deve ter detestado o título ou não botava fé no meu novo empreendimento, o teatro. Ganhei o Prêmio Shell de melhor autor com ela. Depois disso, ela não perdia uma peça minha, para desespero das produções.

Viu MAIS-QUE-IMPERFEITO. Me detonou de um jeito, que se eu fosse frágil, inseguro, largaria tudo e compraria um táxi. Viu CLOSET SHOW. Detonou. Encurtou a carreira dela.

Publicidade

Viu NO RETROVISOR. Amou. E exaltou de um jeito... Colocou na capa do jornal, me chamou de gênio e o escambau, que juro que achei over. Na primeira frase da crítica, escreveu: "Temos um autor!!!" Com três exclamações, como uma adolescente encantada escrevendo no diário.

PUBLICIDADE

A minha peça seguinte, AMO-TE, esculhambou. Estragou com a carreira dela.

Já com a minha peça A NOITE MAIS FRIA DO ANO ela foi gentil. Sem se tocar que já tinha visto. Era AMO-TE com outros atores, outra direção, e a inclusão de um prólogo, outra cena; e eu não avisei. Ela viu o mesmo texto duas vezes, não reconheceu, fez duas críticas completamente diferentes. Ah, te peguei, Dona Bárbara!

Quando a via chegando na estreia, e ela sempre aparecia na estreia, em que tudo pode acontecer, o espetáculo não está pronto, é imaturo, na plateia, familiares e amigos condescendentes, eu a recebia com deferência, beijava a sua mão e dizia: "Que honra..."

E era uma honra mesmo.

Publicidade

Ela sorria, respondia: "Achou que eu ia perder?" E corria para se sentar.

No fundo, era uma velhinha tímida. Era a primeira a ir embora, geralmente de táxi, quase sempre sozinha, sem expressar se gostou ou não. Só dois dias depois saberíamos. Algumas, jurei que tinha gostado. Tinha detestado. De outras, que saíra indiferente e com pressa. Tinha amado.

Eu particularmente não gostava da sua leitura (traduções) de Shakespeare. Ela respeitava a métrica, obcecada por encaixá-la com nosso português martelado, sobre um inglês meloso. Sempre preferi o jeitão do Millôr Fernandes, que se concentrava na dramaturgia, não na sonoridade ou nas rimas.

Mas, por vezes, lia a tradução de ambos e via na delas alguns achados incríveis.

Quando se aposentou, senti um vazio. Vou sentir falta de Bárbara Heliodora. Ela me divertia.

Publicidade

Opinião por Marcelo Rubens Paiva
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.