As informações e opinões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Perifa neoliberal?

Luiz Fernando Zanin Oricchio

04 Abril 2017 | 15h21

A Fundação Perseu Abramo fez uma pesquisa na periferia de São Paulo detectando a penetração de valores liberais entre as pessoas, tais como a meritocracia, Estado menor, etc.

 

Não é nenhuma surpresa que estes resultados venham sendo apropriados por quem detesta o PT em particular e as ideias de esquerda em geral.

 

Isso não deve inibir a busca pelo conhecimento. Números precisam ser interpretados e as apropriações indébitas omitem qualquer análise de fato e trazem a água para seus moinhos de maneira acrítica. Como se, por algum desígnio divino, ou fatalidade histórica, os moradores da periferia paulistana tivessem abandonado qualquer ideia coletivista e abraçado o individualismo contemporâneo.

 

Ora, é preciso explicar por que essa tendência aparece, e na periferia de uma cidade muito particular, como São Paulo. É melhor saber que ignorar e melhor ainda é estar consciente de que, na época atual, a pós-verdade pode assumir mil faces. Inclusive a face da leitura rasa de números.

 

Enfim, é a velha e boa batalha das ideias que anda bastante acirrada por aqui. Ninguém nunca a venceu dando uma de avestruz.

Eis aí a pesquisa, em pdf:
Acréscimo: a própria Fundação PA comenta, em vários artigos: