Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|O Globo de Ouro é mesmo a prévia do Oscar?

O que houve de rotina no Globo de Ouro foram a breguice da cerimônia e as piadas sem graça. No resultado, viu-se a surpreendente vitória de Argo (melhor filme e diretor para Ben Affleck), derrotando o arqui-favorito Lincoln, que ficou apenas com a estatueta de ator para o imbatível Daniel Day-Lewis no papel-título. A vitória de Os Miserávei no gênero comédia ou musical era esperada.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

A pergunta que se faz agora é a seguinte: essa surpresa de Argo vai se repetir no Oscar? Ou Lincoln, de Spielberg, confirma o favoritismo e enterra de vez o clichê de que o Globo de Ouro é uma prévia do Oscar? Respostas dia 24 de fevereiro. Já se Argo vencer também na Academia, quando chegarem os prêmios de 2014 perguntaremos: mas quem foi mesmo que ganhou o ano passado? Não que o filme de Affleck não tenha qualidades. Tem. Embora raso do ponto de vista político, revive com certo brio a aventura verídica que foi tirar reféns americanos sequestrados do Irã de Khomeini. Bom filme, sem grande brilho.

De resto, não houve surpresa na escolha do melhor filme estrangeiro - Amor, de Michael Haneke, continua seu percurso vencedor e, este sim, deve repetir a dose no Oscar.

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.