PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Festival de Cinema é cancelado por falta de verbas

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

 

Recebi agora de manhã comunicado da direção do Cine Esquema Novo, um dos principais festivais de cinema independente do País, dando conta que o evento gaúcho foi cancelado por falta de verbas. É pena porque os espaços para o cinema de invenção, alternativo, são poucos e deveriam ser preservados. Mas, do jeito que a cultura é tratada no Brasil, a partir do nível federal, estendendo-se a estados e municípios, não chega a ser uma surpresa. Abaixo, o comunicado oficial:

 

PUBLICIDADE

É com imensa tristeza? que informamos a todos que a edição 2017 do Cine Esquema Novo - Arte Audiovisual Brasileira não será realizada.

A ausência dos repasses de financiamento por parte de nosso principal parceiro correalizador, a Prefeitura de Porto Alegre, leva-nos a esta decisão. Que é fundamentada em duas razões centrais: 1. Todos fornecedores e profissionais atuantes na edição anterior do festival, em 2016, ainda não foram pagos devido a este atraso da Prefeitura. Tais pagamentos estão agendados somente para 2018, e de forma parcelada; 2. Sem fundos, a realização do CEN 2017 implicaria em um duplo endividamento, e sem datas de pagamento previstas, para todos os envolvidos. Em nome da reputação e seriedade com que realizamos o CEN desde a sua primeira edição, em 2003, e do respeito por toda a rede de parceiros do festival, é impossível ignorarmos este cenário e promovermos uma nova edição sem pensarmos nas consequências.? ?A Prefeitura de Porto Alegre é correalizadora do CEN desde sua primeira edição e esperamos que essa parceria ainda renda muitos frutos. Porém, diante da atual política de pagamentos implantada, projetos como CEN tornam-se inviáveis. É importante salientar que o CEN continua contando com as importantes parcerias e apoios do Goethe-Institut Porto AlegreBruna Paulin - assessoria de flor em flor e S2C Produção Gráfica, entre muitas outras instituições, que permitem a realização de um festival que nunca teve como objetivo o lucro. Em breve partilharemos novidades sobre outras atividades que a ACENDI - Associação Cine Esquema Novo para o Desenvolvimento da Imagem espera? promover em Porto Alegre e outras cidades do Brasil? com o intuito de não deixar que esse projeto se esgote ?exclusivamente por uma questão financeira. Os diretores-curadores: Alisson AvilaGustavo SpolidoroJaqueline BeltrameRamiro Paiva De Azevedo

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.