Diário da Mostra 2012: Felicidade, Terra Prometida
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Diário da Mostra 2012: Felicidade, Terra Prometida

Luiz Zanin Oricchio

21 Outubro 2012 | 21h17

 

No início do filme, ouvimos uma voz e não vemos quem fala. Ficamos sabendo de um projeto: caminhar de sul a norte, pela França, quebrar hábitos sedentários de parisiense e descobrir o país. Efeitos, também ficamos sabendo, de um acidente de carro, um atropelamento que quase o matou. Andar de novo foi um aprendizado. Houve uma perda total -a do olfato. Mas pernas, olhos e ouvidos parecem em bom estado.

Laurent Hasse percorre de fato seu país, durante o inverno (“para evitar os turistas”) e ouve o que as pessoas têm a dizer. Registra seu cotidiano. E tem uma pergunta singela para fazer a cada uma delas: “O que é a felicidade?”. Pergunta, claro, que ressoa o célebre documentário de Edgard Morin, Conto de Verão, no qual se perguntava às pessoas da região parisiense se eram felizes.

Talvez não se descubra uma definição da palavra felicidade – um deles, jogando com o termo francês bonheur, diz que a felicidade é apenas isso, boas horas que vivemos, bonnes heures. Quer dizer, algo efêmero, a ser buscada mais em si mesmo e nas pequenas coisas do que nas grandes realizações, na riqueza, ou nas vitórias. Sim, o filme tem esse lado de autoajuda, mas nunca soa banal. Além disso, Laurent Hasse tem o dom de registrar imagens belas (não bonitinhas) e também de criar uma empatia com os personagens que, assim, se abrem, às vezes de maneira inesperada para seus olhos e ouvidos. Bonito filme, bastante simples, um relato em primeira pessoa, porém construído pelos olhos e ouvidos dos outros.

 

SESSÃO DATA SALA
214 21/10 – Domingo – 14:00 Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca – Sala 5
834 27/10 – Sábado – 20:50 Espaço Itaú de Cinema – Augusta – Sala 3
1089 30/10 – Terça-feira – 22:25 Livraria Cultura – sala 2
1200 31/10 – Quarta-feira – 19:30 Cine Olido
1299 01/11 – Quinta-feira – 20:30 Matilha Cultural

Mais conteúdo sobre:

cinema francêsMostra 2012