Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Com 'Tio Boonmee' a magia brota da tela

Com Mal dos Trópicos (2004), o tailandês Apichatpong Weerasethakul conquistou os cinéfilos de gosto mais radical. Com Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas levou a Palma de Ouro de Cannes em 2010, a suposta consagração do cinema autoral. O filme sai agora em DVD pela coleção Cultura Mostra, em associação com a Versátil. Aliás, o selo está colocando no mercado ótimos títulos, como Irmãs Jamais, de Marco Bellocchio, e Mistérios de Lisboa, de Raul Ruiz, entre outros. Vale dar uma conferida, em especial se você gosta de filmes meio desviantes em relação ao cinemão comercial.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Voltando a Tio Boonmee: no DVD, com extras, temos o curta que inspirou o longa,Uma Carta para Tio Boonmee (18 minutos), uma entrevista com o diretor, mais cenas excluídas da versão final e trailer, além de um folheto com um pingue-pongue com o diretor. Nele, Apichatpong conta que ouviu falar desse tal de Boonmee num mosteiro. O homem teria relatado ao monge ser capaz de se recordar de suas reencarnações. Posteriormente, Boonmee publicou um livro relatando suas experiências, e o cineasta o leu.

PUBLICIDADE

Como, segundo o que Apichatpong diz, e não há motivo para duvidar, não consegue ser fiel às suas fontes, não se pode falar de uma adaptação. Ele toma uma situação, descrita pelo autor, e, através dela, reconstrói o mundo a partir da sua própria sensibilidade. No entanto, o espírito da obra, digamos assim, é o de um filme sobre a reencarnação. E também sobre o rico fabulário oriental. O talento de Apichatpong consiste em recriar na tela, e para públicos de outro registro cultural, o ambiente mágico de que falam aquelas pessoas.

Na história, Boonmee está morrendo de insuficiência renal. É viúvo, vive em sua fazenda e conversa com a cunhada. Mas não é com grande surpresa que, na mesa de jantar, recebe a visita da mulher, morta há 19 anos. Ou do filho, sumido também há muito tempo, e agora transformado numa espécie de macaco-fantasma cujos olhos brilham na escuridão. Tudo é estranho nesse cinema, forjado com imagens preciosas, lentas, como em busca de um tempo que já não é mais o nosso. Nessa pequena história de Boonmee, intercala-se a fábula de uma princesa que aspira à perfeição do seu reflexo nas águas. E, para realizar esse desejo, entrega-se à figura mitológica de um peixe do rio.

Estamos, portanto, no universo mágico, em que mortos frequentam vivos com naturalidade e até os ajudam na hora de desencarnar. Pessoas transformam-se em macacos caso mantenham relações sexuais com eles, e seres imaginários espreitam a cada canto da floresta. Tudo poderia parecer inverossímil, ou risível, não fosse a delicadeza com que essa magia brota da tela. O registro cinematográfico também não é unívoco. Apichatpong vai de um estilo dos velhos filmes em 16 mm a filmes B, baratos, histórias de monstros feitas com poucos recursos e baseadas em crendices populares. Mostra também cenas em fotos fixas de um vilarejo ao norte do país, onde histórias violentas aconteceram. A inspiração, aqui, é em La Jetée (1962), de Chris Marker, média-metragem (28 minutos) de ficção científica dos mais influentes da história do cinema. Até mesmo Tio Boonmee introduz a política em sua fala, mesmo que de maneira enviesada. "Essa minha doença é um carma", diz ele à cunhada. "É porque matei muitos comunistas." Ela o consola: "Você matou, mas com foi com boa intenção".

Essas frases são ditas em tom suave. Entram na narrativa como comentários alusivos, num clima de crescente abstração. O mundo existe, ele está lá com suas exigências e limites. Porém, pouco a pouco é como se dele nos afastássemos, à medida que vamos entrando em outra dimensão. Esse é o encanto zen de Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas. Ele não se impõe com uma determinada filosofia que precisa conquistar ouvintes e seguidores. Ele é essa própria filosofia.

Publicidade

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.