As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

A moda e tudo o que existe por trás dela

Luiz Zanin Oricchio

20 Outubro 2007 | 12h48

Inútil, de Jia Zhang-Ke, pode parecer um comentário ácido sobre a moda. Mas é apenas o nome de uma grife, chinesa, Useless, e essa palavra feliz serve como ponto de partida ao filme, premiado em Veneza na seção Horizontes Doc.

Mas é apenas um filme sobre moda? Um Prêt-à-Porter chinês? Um O Diabo Veste Prada dirigido por um dos mais badalados diretores contemporâneos? Nada disso. Zhang-Ke, autor de filmes como Plataforma e Em Busca da Vida (este vencedor do Leão de Ouro de Veneza em 2006), vai ao mundo da moda mas nunca de maneira inocente.

As roupas da estilista chinesa Ma Ke desfilam nas passarelas de Paris – e o filme registra esse fato. Mas, os tecidos exigem muito suor para serem produzidos numa fábrica insalubre e calorenta em Cantão. O que é feito dessas operárias que passam o dia mourejando numa máquina de costura? Ninguém sabe. Mas Zhang-Ke se interessa por elas. Observe as articulações dos planos entre os ambientes refinados de Paris e as dependências sem graça das fábricas e oficinas. O cinema faz a conexão entre realidades tão díspares, reunidas em torno desse produto final que é a roupa de grife.

Jia Zhang-Ke é, com todo o mérito, o cineasta da hora. Ganha retrospectiva completa na mostra e estará aqui em São Paulo.

(SERVIÇO)Unibanco Arteplex 3: Hoje, 12h30. Espaço Unibanco 3: 3.ª, 18h30. Unibanco Arteplex 2: Dia 31, às 19h20. Cotação: Bom