As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

A hora de Ronaldinho

Luiz Zanin Oricchio

06 Agosto 2008 | 19h18

Dá até para discutir se futebol é esporte de DNA olímpico ou não. Aceito todas as opiniões, mas gostaria de lembrar que o Uruguai se considera tetracampeão do mundo porque ganhou dois títulos olímpicos antes da criação da Copas da Fifa. Então acho meio esnobe dizer que não faz falta ao Brasil a medalha olímpica já que temos cinco Copas. E daí? Será que uma medalhinha a mais no currículo não viria em boa hora? Em especial no momento em que a seleção principal anda mal das pernas? Além do mais, acho que título é como prêmio ou cafuné – nunca é demais.

Dá para ganhar? Aí são outros quinhentos mangos, como diz o argentino. Não podemos dizer que a seleção de Dunga tenha se preparado de maneira adequada. Longe disso. Tudo respira o mais desalentando amadorismo – e não estamos falando daquele amadorismo tão celebrado pelo barão de Coubertin, o mais inocente dos seres humanos. E também, sejamos francos, a culpa pelo improviso não é só de Dunga ou da CBF – é que está cada vez mais difícil liberar atletas “europeus” para as seleções nacionais, tendência que deve se aprofundar daqui para a frente. Quem paga manda, verdade mercantil que deve fazer Coubertin se revirar na cova.

Com todos os contratempos, acho que o Brasil pôde formar uma seleção olímpica bem razoável. Claro, com Kaká e Robinho seria diferente, mas o que fazer? Depois que a bola começar a rolar, vamos deixar de lado as ausências e nos concentrar nas jogadas da garotada, em especial do Pato, que tem aquele jeito de tocar na bola que todo mundo gosta. Mas é claro que os olhos estarão voltados para a grande figura do torneio – Ronaldinho Gaúcho. O que será a Olimpíada para o Gaúcho? Um recomeço? A volta por cima? A confirmação que seu melhor momento já passou? Veremos. Torço por ele. E também por uma final entre Brasil e Argentina. Nesse caso, não haverá torcedor que fique indiferente.

(Caderno de Esportes, 6/8/08)