Foto do(a) blog

Uma geléia geral a partir do cinema

Yamada-san

PUBLICIDADE

Por Luiz Carlos Merten
Atualização:

PARIS - Citei ontem, en passant, a exibição de 'Terra em Transe' na Cinemateca Francesa e emendei com a inclusão de 'O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro', aliás, 'Antônio das Mortes', na retrospectiva de Berlim. Só depois, olhando o Pariscope, dei-me conta de que não são coisas isoladas. O Musée du Quai Branly, là ou dialoguent les cultures, onde dialogam as culturas, promove, desde quarta, o evento 'Brasil, le Grand Mix', com espetáculos de capoeira e noites à base de sonorités chaudes et metissées, com sonoridades quentes e mestiças. O Brasil esquenta o inverno parisiense. Legal. Mudando o registro, havia-me esquecido de postar que, saindo de Berlim, na segunda-feira, estava no aeroporto (Tegel), tomando um café com Orlando Magarido, que seguia em outro vôo, quando o Orlando me perguntou - não é o Yamada? Era. O mestre japonês da série 'É Triste Ser Homem' mostrou, no encerramento da Berlinale, seu novo filme, 'About Her Brother', do qual gostei bastante, e espero que Leon Cakoff e Ilda Santiago o levem para a Mostra de São Paulo e para o Festival do Rio, porque vocês merecem vê-lo, também. Yamada recebeu um prêmio especial, a Berlinale Kamera. Ele lembrou que outro grande japonês, Kon Ichikawa, havia recebido o mesmo prêmio e o filme dele é a retomada de outro, com o mesmo título, que Ichikawa-san fez acho que nos anos 1950 (ou 60). Mas, enfim, Yamada, no aeroporto, era escoltado pelo pessoal da Berlinale. Não resisti e, impulsivamente, corri para ele e, chamando 'Yamada-san', me inclinei para saudar o grande diretor. Disse que Orlando e eu éramos jornalistas brasileiros e acrescentei que havíamos visto 'About Her Brother'. A assessora traduziu, ele quis saber se eu havia gostado. Respondi que sim, muito. O velhinho se curvou para mim, em retribuição. Tão japonês, tão educado. Ele sorriu, aquele riso de entendimento. São momentos raros na vida da gente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.