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Uma geléia geral a partir do cinema

'O Trem'

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Por Luiz Carlos Merten
Atualização:

Meu dia sabático de ontem foi forçado por questões de ordem técnica. Minha internet saiu do ar, com a TV paga, e eu, faísca atrasado, demorei para ligar para a assistência e descobrir que o débito automático falhou e fora cortado por... falta de pagamento. É mole? Pela manhã, fui ver 'A Bela Junie', de Christophe Honoré, e na saída dei uma passada na 2001 da Paulista, que fica ali pertinho da Reserva Cultural. Cheguei lá em busca de novas ofertas e nada encontrei, exceto 'O Trem', que Arthur Penn havia iniciado, mas se desentendeu com o astro Burt Lancaster e o 'leopardo' chamou um diretor de sua confiança, John Frankenheimer, para concluir o filme. Terminei comprando - baratinho, R$ 12,90 -, até porque o assunto me interessa, a forma como a Resistência tentou salvar obras-primas que os nazistas estavam saqueando dos maiores museus da Europa. 'O Trem' é de 1964, situando-se numa das melhores fases da carreira de Frankenheimer, quando ele ainda era bom (de verdade). Gosto muito de 'O Anjo Violento', com Warren Beatty e Eva-Marie Saint; e do cult 'Sob o Domínio do Mal', a primeira versão, com Frank Sinatra e Angela Lansbury, que dá de 10 na mais recente, de Jonathan Demme, mas meus filmes preferidos de Frankenheimer, antes que ele perdesse a mão, num horroroso fim de carreira - como pôde fazer 'A Ilha do Dr. Moreau', com Marlon Brando? -, são dois que ele fez depois de 'O Trem'. 'O Homem de Kiev', com Alan Bates e Dirk Bogarde, baseia-se em Malamud, e 'Os Pára-Quedistas Estão Chegando', com Burt Lancaster e Deborah Kerr, me fascina pelo clima amargo e crepuscular. Fechado o parêntese sobre Frankenheimer, descobri que a Cinemax lançou um monte, ou pelo menos outros filmes de Ozu, além de 'Ervas Flutuantes'. Lá estavam na estante - para locação, não venda - 'Contos de Tóquio' e 'Dia de Outono'. Lá vou eu falar de Ozu de novo, no próximo post, para não ficar tão longo.

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