Foto do(a) blog

Uma geléia geral a partir do cinema

Hoje e amanha na Mostra

PUBLICIDADE

Por Luiz Carlos Merten
Atualização:

LOS ANGELES - Nao estou conseguindo validar os comentarios, o que volta e meia ocorre, sei lah por qual problema tecnico. Existem varios sobre o post da Sarah Palin e outros tantos sobre o melodrama do Minnelli, com George Hamilton, cuja cara esticada em seu livro de memorias me parece coisa de filme de terror. `O Retrato de Dorian Gray`, perdao, de George Hamilton. Alias, vou me desviar um pouco. Pertenco a uma geracao que apreciava determinados atores do cinema norte-americano justamente porque, envelhecendo frente aas cameras, eles assumiam suas rugas e ficavam com aquele rosto de pedra. Eh impossivel imaginar os grandes westerns de John Ford, de Howard Hawks, Anthony Mann e tantos outros sem as rugas de John Wayne, Gary Cooper e James Stewart. O jovem Charles Bronson jah possuia aquela cara esbodegada e foi um dos maiores coadjuvantes da historia de Hollywood, antes de virar astro da deploravel serie `Desejo de Matar`. Que coisa... Volto amanha para Sao Paulo e a Mostra, para poder comentar muitos filmes no blog e fazer entrevistas. Estou com saudade, por mais que tenha gostado dos filmes e programas que vi, dos livros de cinema que comprei e das entrrevistas que fiz (com a equipe de `Quantum of Solace`). Fiquei com preguica de entrar no site da Mostra, e tenho pouco tempo para fazer mala e correr ao aeroporto. Mas fiquem com as minhas indicacoes de hoje e amanha no `Caderno 2`. Amei `24 Hour City`, de Jia Zhang-ke, e `Aquele Querido Mes de Agosto`, de Miguel Gomes. Nas bordas da ficcao e do documentario ou trabalhando a metalinguagem, os dois autores falam de transformacoes em seus respectivos paises, a China e Portugal. Jia eh figurinha carimbada da Mostra - ganhou o premio da critica com `The World` e soh nao repetiu com `Still Life` porque havia o Nicolas Klotz de `A Condicao Humana`. Grande Jia Zhang-ke. Miguel Gomes poderah ser uma descoberta. Sei que ele fez filmes antes, m,as teria de pesquisar para saber se passaram na Mostra. Eu nao tinha registro dele quando assisti ao filme em Cannes, em makio, e nem me perguntem porque fui aa sessao. Acho que tenho um radar. Aas vezes nao sei nada de filmes e diretores e, quando vejo, estou assistindo a filmes que se revelam essenciais para mim. Eh, pode ser um radar, sim.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.