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Uma geléia geral a partir do cinema

Ainda Ichikawa

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Por Luiz Carlos Merten
Atualização:

Devo ter errado 'conscientemente', só para poder voltar ao assunto. Coloquei ontem que 'A Harpa da Birmânia' é um lançamento em DVD da Cult Classics. Não é - é Lume. Mas volto a Kon Ichikawa, porque no momento em que fazia aquelas restrições ao documentário dele sobre a Olimpíada de Tóquio me caiu a ficha de que, na verdade, ele talvez estivesse querendo desmistificar o espírito olímpico, que a nazista Leni Riefenstahl celebrou em seu clássico. Muito já se escreveu sobre a ambivalência de Leni e de como o filme dela, construído em torno ao mito do herói ariano, termina por celebrar o corredor negro que tirou a medalha dos Siegfrieds de Hitler. Talvez, na vitória de Jesse..., esteja a origem da fascinação de Leni pelos lubas, que a levou às África para fotografar aqueles apolos africanos. Mas, enfim, Kon Ichikawa. No começo dos anos 1960, logo após as obras-primas - 'A Harpa', 'Fogo na Planície' e 'Estranha Obsessão' -, ele aceitou uma encomenda e fez 'A Vingança de Um Ator', para celebrar o 300º filme de um daqueles atores tradicionais da época, Hasegawa, ou coisa que o valha. Pegando carona no formato do melodrama kabuki, Ichikawa buscava no artista a insolência contestadora. Vi o filme há alguns anos, na França. Tenho para mim que seja a obra-prima de Ichikawa. A Lume bem poderia resgatar o filme. E, ah, sim, a empresa também lançou, no mesmo pacote, 'Vícios Públicos, Virtudes Privadas', de Miklos Janczó. O filme é a versão do autor para 'Mayerling', que já fora filmado por Anatole Litavak na França, nos anos 1930, e por Terence Young - com Catherine Deneuve e Omar Sharif -, na Inglaterra, no fim dos 60. Janczó foi um mito do cinema de 40 anos atrás. Houve uma época em que ainda lia críticas, agora não dá mais. Tentei ler o que um coleguinha que gostou de 'Habemus Papam' escreveu sobre o filme de Nanni Moretti; ele ignorou a única coisa que me parece relevante; o cardeal chama-se Melville, como o autor da obra-prima blasfema 'Moby Dick'. Naquele tempo distante, acompanhava as notícias da mise-en-scène de Janczó, à base de elaborados planos sequências, mas nunca tive oportunidade de avaliar, no momento da consagração, o impacto de seus (grandes) filmes.

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