Foto do(a) blog

Música clássica... E um pouco de tudo

Opinião|Tenor Jonas Kaufmann fará recital no Brasil em 2016

Cantor alemão vai fazer recital em homenagem aos 35 anos do Mozarteum Brasileiro, no dia 10 de agosto

PUBLICIDADE

Foto do author João Luiz Sampaio
Atualização:

O Mozarteum Brasileiro vai trazer ao Brasil no ano que vem o tenor alemão Jonas Kaufmann. Ele fará um recital ao lado do pianista Helmut Deutsch. O programa ainda não foi anunciado, mas vale lembrar que os dois já gravaram juntos o ciclo Winterreise, de Schubert, e um disco com canções de Richard Strauss. Kaufmann vai se apresentar no dia 10 de agosto, em homenagem aos 35 anos do Mozarteum. Ele é hoje a grande sensação do mundo do canto lírico, com passagens pelos principais teatros do mundo e uma intensa atividade discográfica - acaba de lançar, por exemplo, uma nova gravação da Aida, de Verdi, sob regência de Antonio Pappano (que também vem ao Brasil em 2016, com a Orquestra da Academia de Santa Cecília, de Roma, pela temporada da Cultura Artística).

O tenor Jonas Kaufmann Foto: Estadão

 

PUBLICIDADE

Essa será a primeira visita de Kaufmann à América Latina. Antes de vir ao Brasil, ela canta, no dia 6 de agosto, no Teatro Colón de Buenos Aires - na ocasião, vai interpretar Wagner como solista da Orquestra do Divã Ocidente-Oriente, sob regência do maestro Daniel Barenboim.

A temporada do Mozarteum também terá a participação de grandes artistas como a soprano Angelika Kirchschlager, o violoncelista Misha Maisky e o pianista brasileiro Nelson Freire, além da intensificação de projetos pedagógicos, como o Festival Música em Trancoso e a Academia de Canto de Trancoso, além da distribuição de bolsas de estudos para instituições internacionais, como a academia da Orquestra Filarmônica de Berlim.

Opinião por João Luiz Sampaio

É jornalista e crítico musical, autor de "Ópera à Brasileira", "Antônio Meneses: Arquitetura da Emoção" e "Guiomar Novas do Brasil", entre outros livros; foi editor - assistente dos suplementos "Cultura" e "Sabático" e do "Caderno 2"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.