PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Música clássica... E um pouco de tudo

Opinião|Teatro Municipal de São Paulo vai transmitir ópera no cinema

Montagem de "Otello" atualmente em cartaz, com direção de Giancarlo del Monaco e regência de John Neschling, será utilizada como protótipo da iniciativa

Foto do author João Luiz Sampaio
Atualização:
 Foto: Estadão

Com o "Otello" de Verdi atualmente em cartaz, o Teatro Municipal de São Paulo vai começar a testar a transmissão de suas óperas pelo cinema. Em parceria com a Cinelive, a montagem será exibida no dia 24 para convidados em salas de cinema de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

PUBLICIDADE

A transmissão de óperas no cinema tornou-se uma prática comum no mercado internacional desde que o Metropolitan Opera de Nova York criou, em 2009, o projeto Met HD Live. Em seguida, teatros como o Royal Opera House Covent Garden de Londres e a Ópera de Paris também passaram a apostar na iniciativa como forma de ampliar o público de suas produções - e também como fonte alternativa de receita.

Em São Paulo, a ideia foi anunciada pelo maestro John Neschling já em 2013, quando assumiu a direção artística do Teatro Municipal. Segundo José Luiz Herencia, diretor-geral da fundação que gere o teatro, antes de se tornar corriqueira a prática precisa ser testada. "Nesse campo da arte e tecnologia é necessário produzir protótipos", diz ele no material distribuído à imprensa. "Mas apesar de experimental, já estamos trabalhando para oferecer uma experiência de ponta, próxima ao que almejamos para a temporada regular do teatro."

A ideia é que, no futuro, em parceria com a SPCine, os espetáculos sejam transmitidos para as salas do circuito municipal de cinemas que está sendo criado nos equipamentos públicos da cidade, em especial na periferia.

_______________

Publicidade

e-mail: blogjoaoluizsampaio@gmail.com twitter.com/joaoluizsampaio

Opinião por João Luiz Sampaio

É jornalista e crítico musical, autor de "Ópera à Brasileira", "Antônio Meneses: Arquitetura da Emoção" e "Guiomar Novas do Brasil", entre outros livros; foi editor - assistente dos suplementos "Cultura" e "Sabático" e do "Caderno 2"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.