Foto do(a) blog

Flavia Guerra

Os mais pops da 36ª Mostra de Cinema de São Paulo

 

PUBLICIDADE

Por Flavia Guerra
Atualização:
 Foto: Estadão

 Começa hoje a 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. São mais de 300 filmes, dezenas de países, convidados, filmes, estilos, formatos, temas...

Abaixo, uma seleção pop, ou quase, de filmes que trazem propostas interessantes de temas e formatos (o imperdível No, por exemplo, foi todo filmado com 'câmeras vintage', que garantem uma aparência autêntica de 'filme dos anos 80'), além de contarem com nomes no elenco que valem a ida ao cinema.

A seguir:

PUBLICIDADE

 

No

Dirigido por Pablo Larrain, Quando o ditador chileno Augusto Pinochet, diante da pressão internacional, convoca um referendo sobre o seu mandato em 1988, os líderes da oposição convencem o jovem publicitário René Saavedra a liderar sua campanha. Com pouquíssimos recursos e permanente vigilância dos guardas de Pinochet, Saavedra e sua equipe criam um audacioso plano para vencer a eleição e libertar seu país da opressão.

No, o filme de abertura da 36a Mostra, também foi exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes e ganhou o Prêmio CICAE, a Confederação Internacional dos Cinemas de Art

 

 

 

Repare Bem - Maria de Medeiros

 Foto: Estadão

O jovem guerrilheiro Eduardo Leite "Bacuri" morre em 1970 nas mãos da ditadura militar brasileira depois de 109 dias de tortura. Sua companheira Denise Crispim, perseguida e presa durante sua gravidez, consegue fugir para o Chile depois do nascimento da filha Eduarda. Lá, ela encontra seus pais exilados, que dedicaram toda a sua vida à luta pela liberdade. Mas a violência da repressão volta a atingir a família com o golpe de Estado de Augusto Pinochet, obrigando pais e filhos a se dispersarem pelo mundo. Hoje, depois de 40 anos vividos entre a Itália e a Holanda, Denise e Eduarda receberam anistia e reparação do Brasil. A verdade sobre o passado abre caminho para um futuro mais justo.

 

 

Claudia Cardinale - O Gebo e aSombra

 Foto: Estadão

Apesar da idade e do cansaço, Gebo continua trabalhando como contador para sustentar a família. Vive com a mulher, Doroteia, e a nora, Sofia, mas é a ausência do filho, João, que os preocupa. Gebo parece esconder algo em relação a isso, em particular a Doroteia, que vive na espera ansiosa de rever o seu filho. Sofia também espera o regresso do marido, ao mesmo tempo em que o teme. De repente, João reaparece e tudo muda.

Publicidade

 

Antiviral - Brandon Cronenberg

 Foto: Estadão

Syd March trabalha para uma clínica que vende injeções de vírus cultivados de celebridades doentes para fãs obsessivos. Ele também transporta amostras do vírus para contrabandistas, usando seu próprio corpo para roubá-los da clínica. Quando ele é infectado com a doença que mata a estrela internacional Hannah Geist, Syd vira um alvo de colecionadores ambiciosos e fãs incontroláveis. Ele precisa desvendar o mistério da morte de Hannah antes que tenha o mesmo fim.

Era uma Vez Eu Verônica

 Foto: Estadão

Verônica, uma estudante de medicina recém-formada, passa por um momento de reflexão e incertezas. Ela questiona não só suas escolhas profissionais, mas também suas relações mais íntimas e até mesmo sua capacidade de lidar com a vida.

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.