Feliz Dia das Avós

PUBLICIDADE

Por Estadão
Atualização:

No filme 'Os Sonhadores', de Bernardo Bertolucci, há um diálogo interessante que trata da família. Conversando sobre os pais, os personagens principais, jovens rebeldes franceses em pleno 1968, chegam à conclusão de que os pais dos outros parecem sempre melhores que os nossos, mas os nossos avôs e avós são imbatíveis: são sempre mais legais, mais queridos, mais inesquecíveis que os dos outros.

PUBLICIDADE

Quanto ao primeiro item, acho discutível. Mas quanto ao segundo, concordo totalmente. Falo sobre isso porque hoje é Dia das Mães, e já estou cansado de ver comerciais de shoppings mostrando apenas mães jovens cheias de sacolas e sorrindo à exaustão. Quero dar feliz Dia das Mães... para todas as avós do mundo. Não só porque elas são 'mães duas vezes' (ô, clichê), mas porque elas são... avós, mesmo. E a maioria das mães chegará lá algum dia, de qualquer jeito.

Tive duas avós maravilhosas e, infelizmente, nenhuma delas está mais por aqui, pelo menos não fisicamente. Uma eu conheci pouco; ela morava geograficamente muito distante. A outra eu tive um contato bem próximo, tão intenso que me marca muito até hoje. E, se tudo der certo, marcará para sempre.

Eu poderia escrever várias páginas sobre ela, mas vou me concentrar em um único caso. Quando fui morar no exterior, em 1987, ela me entregou um pequeno envelope, fechado, misterioso, e me fez prometer que só o abriria no avião, quando estivesse sozinho. Obedeci, claro, porque as avós foram feitas para serem obedecidas - talvez mais até do que as mães.

Então lá estava eu, um adolescente a caminho de um país desconhecido, olhando fixamente para o envelope. Abri e vi que havia uma única frase escrita: 'Seja sempre um homem de bem.'

Publicidade

Não entendi bem na hora, mas hoje sei exatamente o que ela queria dizer. E tenho isso sempre em mente quando preciso tomar uma decisão na vida. Pelo menos até agora tem dado certo.

Sei que hoje eu devia falar sobre a minha mãe, sobre a minha mulher, sobre a minha sogra - um beijão para elas, claro. Mas para todos que têm uma avó na memória, uma mulher tão forte e incrível quanto a minha, um feliz Dia das Avós.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.