Encontrei a filosofia de boteco

PUBLICIDADE

Por Estadão
Atualização:

Ela voltooou!

PUBLICIDADE

Depois de passar algum tempo escondida debaixo de alguma bolacha de chope, a filosofia de boteco está de volta para esclarecer alguns pontos importantíssimos da mente humana. Depois de Sófocles e Aristóteles... Botécoles.

(Nossa, essa foi péssima)

Infelizmente, não posso reproduzir o papo inteiro aqui. Em primeiro lugar, porque não teria a menor graça para quem não conhece as pessoas envolvidas. Em segundo, porque a maior parte do tempo se fala apenas besteira. E, em terceiro, porque esse é um blog familiar.

Esse papo supersério rolou na semana passada, numa mesa composta por três homens e três mulheres: dois casados, um solteiro; uma casada e duas solteiras. A seguir, os melhores (piores) trechos da conversa:

Publicidade

1. Ricos não enchem a cara: fazem degustação

Já percebeu como é chique dizer que vai fazer uma 'degustação de vinhos franceses'? Pois é, começamos a falar sobre isso e descobrimos que o mundo ficará muito mais elegante quando um bebum disser que vai 'fazer uma degustação no estabelecimento que fica no cruzamento entre duas avenidas', em vez de dizer que vai 'encher a cara no bar da esquina'. Como se vê, a elegância é apenas uma questão semântica.

2. Marta de salto alto

Como estava na semana da eleição, é claro que esse tema veio à tona. O bordão 'é casado, tem filhos?' foi aplicado praticamente a todo cara mencionado na conversa. Exemplo, falado por uma das solteiras na mesa: 'Outro dia conheci um médico superlegal, acho que vou começar a sair com ele'. E nós: 'É casado, tem filhos?' E por aí vai. Outro ponto que pegou foi que começamos a imaginar que a Marta Suplicy, aquela simpatia toda e tal, achava que a eleição estava ganha. Como ela perdeu a eleição porque nunca desce do salto alto, ganhou um apelido na mesa: Imelda Martas, em homenagem à simpática ex-primeira dama da Filipinas.

3. Amigos/Inimigos

Publicidade

Todo mundo tem amigos que não são muito amigos, não? Chamamos esses amigos/inimigos de 'amigos bad vibe', aqueles caras que pesam o ambiente toda vez que chegam perto. Às vezes eles nem são tão amigos assim, mas estão sempre lá. Ou sempre aqui, no caso. Em compensação, tem coisa melhor do que amigo legal? Tem? Um cara ou uma garota que você pode contar sempre que precisar... pouquíssimas coisas são melhores na vida.

PUBLICIDADE

4. Casamentos x solteirice

Ai, que assuntinho que sempre vem à tona, não? Será que é a idade dos presentes ao papo (entre 30 e 40)? Ou será que é a dúvida que sempre assola todo mundo: por que quem está casado quer estar solteiro e quem está solteiro quer estar casado? É uma daquelas dúvidas no estilo Tostines. (Lembra? Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho? Algo assim) Enfim, começamos a falar sobre vidas estáveis, etc, e um amigo meu daqueles fanáticos por quatro rodas saiu-se com uma pérola da filosofia de boteco: 'Estabilidade é coisa para carro.'

5. Nem eu entendi

Eu costumo anotar os papos no guardanapo, mas um deles estava tão borrado que eu não consegui entender minha própria letra. Na próxima vez que esse grupo se reunir, prometo levar o papel para ver se alguém se lembra do papo. Enquanto isso, você fica com mais uma pérola da filosofia de boteco, dita com tom seriíssimo pelo mesmo autor da frase sobre estabilidade:

Publicidade

'A melhor coisa de ser solteiro é que posso me levantar de qualquer lado da cama.'

Gênio!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.