PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

'Viagem do Centro da Terra', de Júlio Verne, ganha versão mais acessível aos novos leitores

Por Bia Reis
Atualização:

Publicada em 1864 por Júlio Verne, a incrível viagem do professor de mineralogia Otto Lidenbrock e de seu sobrinho, Alex, rumo ao centro da Terra já foi traduzida e adaptada incontáveis vezes, nos mais variados idiomas. Também virou filme e peça de teatro. Recentemente, Viagem ao Centro da Terra ganhou mais uma versão, mais acessível aos novos leitores, feita pelo escritor, jornalista e professor de literatura infantil Claudio Fragata, a pedido da editora FTD.

PUBLICIDADE

Ao pegar o texto original, em francês, Fragata se lembrou da dificuldade que teve para ler o livro quando se deparou com ele pela primeira vez. "O mundo de Júlio Verne era outro. Não havia, por exemplo, a internet e, por isso, ele descrevia minuciosamente aspectos geográficos e científicos, o que deixava muitas vezes a leitura cansativa. Imagine o que era a Islândia para um europeu na época em que a obra foi escrita? Era preciso descrevê-la com precisão. Hoje basta fazer uma pesquisa no Google", diz.

Em determinados trechos, que Fragata julgou que precisavam de um pouco mais de explicações ou referências, há pequenos quadros, nas laterais da páginas.

Fragata conta que foi absolutamente fiel à narrativa de Verne, mas poupou o leitor das intermináveis descrições e optou por um vocabulário de fato mais acessível. Tudo para destacar o que mais interessa: a deslumbrante aventura narrada pelo francês. "A obra não foi desfigurada, de maneira alguma, mas dei mais ênfase à aventura", afirma.

Nesta nova adaptação, o prefácio é do escritor Ignácio de Loyola de Brandão, cronista do Caderno 2, do Estado, que fala sobre a primeira vez em que se deparou com o Viagem ao Centro da Terra. Há também uma parte chamada Almanaque, em que se aprende um monte sobre Verne, suas obras e o mundo do século 19, sobre escritores contemporâneos e a ciência feita naquela época.

Publicidade

Pela coleção Almanaque dos Clássicos da Literatura Universal, a FTD também lançou Volta ao Mundo em 80 Dias, de Verne; Os Miseráveis, de Victor Hugo; e Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.

ServiçoViagem ao Centro da Terra Escritor: Júlio Verne Tradução e adaptação: Claudio Fragata Ilustrador: Laurent Cardon Editora: FTD Preço:R$ 39,90

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.