Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Cultura

Cultura » Os poemas que Victor Hugo escreveu para os netos

Cultura

Os poemas que Victor Hugo escreveu para os netos

Cultura

EDITORA GAIVOTA

Os poemas que Victor Hugo escreveu para os netos

Da convivência diária com as crianças, o escritor francês compôs os versos em estão em 'Cantos Para os Meus Netos'

Bia Reis

29 Agosto 2014 | 12h17

Um dos maiores escritores e poetas franceses de todos os tempos, Victor Hugo criou não apenas os filhos, mas também os netos. O escritor, que viveu entre 1802 e 1885, assumiu a guarda de seus dois netos após a morte do filho Charles Hugo e de sua nora. Da convivência diária com as crianças nasceram os poemas que compõem A Arte de Ser Avô, publicada em 1877. Em versos, Victor Hugo fala sobre o comportamento dos netos, a infância e as brincadeiras, com amor e com franqueza.

Poemas de A Arte de Ser Avô e de outros dois livros do escritor chegam ao Brasil em Cantos Para os Meus Netos, recém-lançado pela editora Gaivota, traduzido e organizado por Marie-Hèléne C. Torres e ilustrado por Laurent Cardon. Ao fim da obra, o leitor encontra os versos na língua original, com informações curiosas sobre a criação de cada um deles.

Os pensamentos do avô estão impressos no texto, assim com os do homem político e religioso. Em A Pão e Água, Victor Hugo aborda a relação com a neta Jeanne, que é transformada em um símbolo de valores morais exemplares. Ela é colocada de castigo, mas tem um avô anarquista que a salva com um pote de doces, apesar da recriminação social que sofre. Victor Hugo utiliza palavras fortes como dever, crime, delito, ordem e regra para contar a história.

As ilustrações de Laurent Cardon retratam bem o clima dos poemas, com desenhos em que predominam o marrom, o azul e o rosa.

Serviço
Cantos Para os Meus Netos
Escritor: Victor Hugo
Tradução e organização: Marie-Hèléne C. Torres
Ilustração: Laurent Cardon
Editora: Gaivota
Preço: R$ 36,50

** Gostou? Compartilhe! Siga o blog Estante de Letrinhas no Facebook

Encontrou algum erro? Entre em contato

Mais conteúdo sobre: