PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Músicas conduzem histórias de Heloisa Prieto e Magda Pucci em 'Contos Musicais'

A jovem Estela entrelaça as histórias de pessoas de vários lugares do mundo que vão à cantina de seus avôs italianos, em São Paulo

Por Bia Reis
Atualização:
 Foto: Estadão

Assim como a literatura, a música tem o poder de nos transportar para lugares distantes, nos fazer recordar situações, sensações e afetos. Ela pode nos apresentar outras culturas, ampliar o horizonte, mesmo que não haja compreesão do idioma cantado.

PUBLICIDADE

Em Contos Musicais, a escritora Heloisa Prieto (que já esteve nesta Estante de Letrinhas com uma coleção de livros de medo), a pesquisadora musical Magda Pucci, diretora do grupo Mawaca, e a ilustradora Paola Brunelli conseguiram criar esta atmosfera.

O livro, recém-lançado pela editora Leya, traz, em primeira pessoa, a história de Estela Orsi, uma garota neta de italianos que têm uma cantina em São Paulo.

Em cada capítulo, as escritoras apresentam um personagem: o oriental Akira, colega de classe da menina; Giovanna, uma prima norte-americana; Carmen Alba, uma indiana amiga da família e frequentadora da cantina; Catarina e Valentina, amigas de Estela; e Jeton, um rapaz da Albânia que trabalha como ator no Brasil.

Para cada capítulo há uma ou mais músicas, gravadas pelo Mawaca, e que ajudam a compreender a cultura em questão. As histórias, que falam de amizade, amor e cumplicidade, se contectam e a música ajuda a conduzi-las.

Publicidade

 Foto: Estadão

As ilustrações de Paola são feitas em preto sob papel verde pistache. Incríveis, as texturas preenchem cabelos, roupas e árvores e dão movimento às imagens.

ServiçoContos Musicais Escritoras: Heloisa Prieto e Magda Pucci Ilustradora: Paola Brunelli CD com oito músicas do grupo Mawaca Preço: R$ 38

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.