Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Moriconi transforma canção de Tatit em livro ilustrado

'O Rei', gravada em 1997 pelo compositor Luiz Tatit, ganha nova interpretação nas mãos do artista plástico Renato Moriconi

PUBLICIDADE

Por Bia Reis
Atualização:

O livro ilustrado é um tipo de livro muito especial. Nele, as duas linguagens - texto e imagem - são importantes para contar a história. Quem lê apenas as palavras ou as ilustrações tem acesso a apenas parte da narrativa.

No livro ilustrado, texto e imagem se relacionam das mais variadas maneiras - e isso é uma das coisas que mais me fascinam na chamada literatura infantil. Há imagens que ressaltam determinado aspecto do texto; outras contradizem, ironizam, traçam narrativas paralelas.

Hoje, vou apresentar um livro em que a imagem modifica a interpretação do texto. Dá para imaginar?

 

PUBLICIDADE

O livro em questão é O Rei, que foi lançado no fim de 2015 pela Editora Jujuba. O texto talvez você conheça: trata-se da letra da canção O Rei, do linguista, professor e compositor Luiz Tatit, um dos fundadores do Grupo Rumo, criado na década de 70. Esta canção foi gravada por Tatit em 1997, em seu primeiro CD solo, Felicidade.

A ideia de transformar a letra de O Rei em um livro ilustrado foi de Daniela Padilha, fundadora e editora da Jujuba. Ela conta que há anos pensava que, se um dia tivesse uma editora, faria a canção virar livro. "Conversei há três anos com o Tatit e fiz a proposta. Ele disse que não entendia nada de livro ilustrado, mas aceitou o projeto." Com o aval, Daniela passou a procurar um ilustrador. Foram várias tentativas até chegar ao artista plástico, ilustrador e escritor Renato Moriconi, que vira e mexe está nesta Estante de Letrinhas (conheça abaixo outros trabalhos do autor).

Publicidade

Na letra, Tatit conta a história de um rei que não era levado muito a sério por seus súditos, mas também não se importava com isso, pois tinha ciência de seu poder. Um dia, um feitiço devasta o país, leva a população à miséria. Surge, então, a questão: "Qual é o rei que não morre e nunca envelhece e que é vitalício?" O rei vai às ruas e é questionado: "Qual é o rei que não morre, meu rei? Nos ajude a entender esse enigma".

"O rei ainda mora num grande palácio em cima do morro, com toda família real. Já acabou a monarquia faz tempo. Ninguém mais vê função nesse rei. E o rei, superaltivo, não se precipita, fica na dele. Ele sabe que rei é rei, o resto é bobagem. Se a coisa complica é o rei que resolve. Só o rei é real."

Com seus desenhos, Moriconi transformou o Rei no majestoso Sol e reinterpretou a canção, transformando o que seria esse feitiço que arrasou a população. Não vou te contar, claro, para não perder a graça. A leitura de Moriconi surpreendeu Daniela, Tatit, a mim e - aposto - vai te surpreender também.

O projeto gráfico, também de Moriconi, faz referências diretas ao fato de o texto ser a letra de uma canção e revela o rei-Sol assim que o livro é retirado da espécie de sobrecapa que o acompanha. Esta sobrecapa é do tamanho de um LP, e a capa do livro bem que poderia ser a de um disco. Há também pentagramas espalhados pelas páginas, planetas que substituem as notas musicais e clave de sol. Um capricho só.

Estante de Letrinhas no Facebook: Curta!E também no Twitter: Siga!

Publicidade

Tranças. Também no fim do ano passado, conheci outro trabalho de Moriconi que me encantou. Trata-se da série Tranças, da Pipoca Press, editora independente dos designers e editores Manon Bourgeade e Pedro Lima. São dois minilivros-imagem sanfonados, com 15 dobras cada. A primeira imagem revela uma mulher com tranças. Conforme as sanfonas são abertas, a trança vai crescendo, tal qual à de Rapunzel, até chegar à ponta, onde um personagem a espera.

 

A produção de Tranças é artesanal. O miolo foi impresso em serigrafia e as capas, carimbadas - a de trás vem com um ganchinho para que o minilivro-imagem possa ser colocado na parede.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Moriconi, acesse Uniforme, Bárbaro e Bocejo, entre outros.

Serviço

O Rei Escritor: Luiz Tatit Ilustrador: Renato Moriconi Projeto gráfico: Renato Moriconi Editora: Jujuba Preço: R$ 39

Publicidade

Tranças Autor: Renato Moriconi Editora: Pipoca Press Preço: R$ 40

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.