Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Guitarrista dos Stones declara amor ao avô em livro infantil

Keith Richards relata infância com Gus, de quem ganhou seu primeiro violão. Filha artista plástica de Keith ilustrou obra

PUBLICIDADE

Por Bia Reis
Atualização:
 Foto: Estadão

Quando menino, o guitarrista dos Rolling Stones Keith Richards adorava o tempo que passava com Gus, apelido de seu avô Theodore Augustus Dupree. Músico, ele morava em Londres em uma casa repleta de instrumentos - piano, violino, saxofone e violão - e tocava todos eles. A relação com o avô e a influência que ele teve na vida de Keith são contadas pelo próprio guitarrista em um livro cheio de afeto, Gus e Eu - A História do Meu Avô e do Meu Primeiro Violão, lançamento da Globinho. As ilustrações são da artista plástica Theodora Richards, filha de Keith que herdou o nome do avô.

PUBLICIDADE

Durante a Segunda Guerra Mundial, Keith e Gus saíam para caminhar pelos arredores de Londres. O músico recorda que o avô cantarolava sinfonias inteiras, cantava músicas engraçadas e marchinhas. Andavam sem rumo, pelo prazer de compartilhar a companhia um do outro.

Keith descreve a primeira vez que entrou em uma oficina de uma grande loja de instrumentos musicais. Ficou encantando com violinos pendurados no teto, cornetas pregadas nas paredes, violoncelos, trombones e trompetes sendo reformados e inúmeros violões - traduzidos na edição brasileira como guitarras - que rodavam em uma esteira rolante ao redor da sala. Naquele momento, Keith se apaixonou pelos instrumentos. Foi do avô que Keith ganhou seu primeiro violão, que passou a levar para todos os lados, até para a cama.

 Foto: Estadão

No fim do livro, duas páginas contam um pouco sobre Gus e Keith. Há fotografias dos dois nos anos 60 e de Keith na adolescência, tocando e com dois de seus netos.

Assim como no texto, as ilustrações são repletas de afeto. Theodora viajou pela Inglaterra para pesquisar imagens, escarafunchou fotografias antigas da família e pediu para o pai desenhar suas lembranças. Com tudo isso em mãos, recuperou momentos que pai e avô passaram juntos. Ora se atentou aos cenários - à própria cidade, à casa em que Gus morava - ora se fixou nos detalhes. Seus desenhos não são coloridos, mas as páginas estão repletas de cores.

Publicidade

 Foto: Estadão

Nas entrevistas que deu quando o livro foi publicado no ano passado na Inglaterra, Keith contou que o nascimento de seu quinto neto o inspirou a escrever e que desejava ser um avô tão bom quando Gus foi para ele. Com este livro, Keith entra para a lista de músicos que já publicaram para crianças, como Bob Dylan, Paul McCartney, Ringo Star e Madonna.

Como diz a frase na contracapa do livro: "Um inspirador tributo à música e à família".

ServiçoGus e Eu - A História do Meu Avô e do Meu Primeiro Violão Escritor: Keith Richards Ilustradora: Theodora Richards Editora: Globinho Preço: R$ 36

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.