Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Franceses narram história de menina africana

'O Fio de Ouro de Fatinu' conta um dia na vida de uma menina que busca um fio para a mãe coser seu vestido para a festa na aldeia

PUBLICIDADE

Por Bia Reis
Atualização:
 Foto: Estadão

Tem livros que encantam no primeiro virar de páginas. Com O Fio de Ouro de Fatinu, dos franceses Françoise Jay e Frédérick Mansot, foi assim.

PUBLICIDADE

As ilustrações desta história que se passa em uma aldeia africana são de tirar o fôlego. Preenchem as páginas, colorem a história. Tem afeto, emoção.

Estante de Letrinhas no Facebook: Curta!E também no Twitter: Siga!

As texturas estão em todo lugar: no chão da aldeia, nos troncos das árvores, nos tecidos que mãe compra para costurar as roupas de festas para toda a família e até na sola do pé. Dá pra imaginar? Aqui, os detalhes são uma descoberta sem fim.

 Foto: Estadão

O Fio de Ouro de Fatinu, uma garota que se prepara para ir pela primeira vez a uma festa na aldeia - antes a pouco idade a impedia. À noite, a mãe costura as roupas para a família. Primeiro faz o comprido bubu para o pai; depois, coserá o vestido da filha, com tecidos ultracoloridos. Mas ela precisa de um fio de ouro, que não tem. Fatinu sai, então, em busca do tal fio.

Publicidade

Nessa busca, o leitor se aproxima de uma linda história que envolve lenda, amizade e confiança.

ServiçoO Fio de Ouro de FatinuEscritora: Françoise Jay Ilustrador: Frédérick Mansot Tradução: Dorothée de Bruchard Editora: Folia de Letras Preço: R$ 46

** Gostou? Compartilhe! Siga o blog Estante de Letrinhas no Facebook

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.