PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Fábula sobre rãs aborda poder, autoritarismo e ética

Em ‘A Rainha das Rãs Não Pode Molhar os Pés’, as ilustrações vão além da narrativa feita com palavras: elas acrescentam informações, sempre com uma dose de bom humor

Por Bia Reis
Atualização:
 

O título divertido dá o tom do livro: A Rainha das Rãs Não Pode Molhar os Pés. Nesta fábula do escritor suíço Davide Cali e do ilustrador italiano Marco Somà, lançada no fim de 2015 pela Editora Pulo do Gato, as ilustrações vão além da narrativa feita com palavras: elas acrescentam informações, sempre com uma dose de bom humor.

PUBLICIDADE

Estante de Letrinhas no Facebook: Curta!E também no Twitter: Siga!

Rãs estão ao redor do lago quando ouvem algo caindo dentro da água. Ao mergulhar, uma delas encontra uma coroa e, ao colocá-la na cabeça, se transforma na rainha das rãs. Como ninguém nunca havia visto uma rainha, elas não sabem muito bem como agir. A rã é aclamada pelas demais e sua vida muda, assim como a de todos ao seu redor. Ao mesmo que passa a ter certos benefícios, precisa agir de maneira condizente com o que esperam dela. Um dia, a rainha perde sua coroa e seu poder passa a ser questionado.

E o que faz a rainha das rãs? A rã com a coroa não fazia ideia. Algumas rãs disseram que sabiam o que uma rainha deveria fazer e começaram a aconselhá-la: 'A rainha das rãs não pode falar com as outras rãs, não pode molhar os pés e tem direito a uma folha espaçosa só para ela. A rainha das rãs não pode se cansar, deve dormir bastante, apenas comer moscas, dar ordens e castigar as rãs que não lhe obedeceram imediatamente'."

 

Publicidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste livro, Cali questiona poder e submissão, fala de autoritarismo e ética. Será que um simples objeto é capaz de transformar alguém, de fato, em rei ou rainha? O que faz alguém ter o direito de mandar nos demais?

 

No texto há interessantes interferências dos som: lá estão o barulho das rãs e o estalo que um objeto faz ao cair no lago. Somà, por sua vez, criou um universo antigo para rãs, com tons pastéis, instrumentos clássicos, roupas e móveis de um outra época. O ilustrador também brinca com o tempo e o espaço ao utilizar, em algumas páginas duplas, desenhos que saem do lado esquerdo para o direito.

A Rainha das Rãs Não Pode Molhar os Pés foi publicado pela primeira vez em Portugal, em 2012, pela Bruaá Edição e Design.

ServiçoA Rainha das Rãs Não Pode Molhar os PésEscritor: Davide Cali Ilustrador: Marco Somà Tradução: Miguel Gouveia Adaptação da tradução: Márcia Leite Editora: Pulo do Gato Preço: R$ 38

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.