PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

'Fabriqueta de Ideias': arte, ecologia, literatura, cultura...

Fabriqueta de Ideias era o nome da coluna que a escritora Katia Canton teve no Estadinho, suplemento infantil editado pelo Estado, durante mais de dois anos. Agora, é também o nome do livro que Katia lançou pela Companhia das Letrinhas.

Por Bia Reis
Atualização:

O livro aborda questões de arte, ecologia, literatura, cultura e história, mas não narra um enredo: traz dezenas de atividades, divididas por temas - Fabriqueta Fazendo arte (Invenção de Artista, Técnicas Divertidas, Desenhos Mil, Os Cinco Sentidos, Passatempo Artísticos), Fabriqueta Cultura, Fabriqueta Era Uma Vez e Fabriqueta Soltando o Verbo - para se fazer com as crianças.

PUBLICIDADE

"A coluna foi pensada para crianças, mas o universo do público é bem mais amplo. Nos lançamentos, tenho percebido bastante interesse de adultos que buscam uma forma de se aprofundar na arte", explica Katia. Como as atividades já haviam sido elaboradas, o trabalho, conta a autora, foi fazer a seleção e agrupá-las.

A minha parte preferida é a seção Fazendo Arte - Invenções de Artista. Na abertura, a autora explica para o leitor que arte é uma forma de conhecer o mundo: as culturas, a história e as civilizações. Depois, sugere atividades relacionadas ao artista italiano Arcimboldo, ao compositor francês Claude Debussy, aos pintores Mondrian, Picasso e Modigliani, entre tantos outros. Além das atividades, há um texto sobre a vida e a importância de cada um.

Em Técnicas Divertidas, Katia mostra técnicas como frotagem, raspagem, pontilismo e colagem e ensina atividades para desenvolvê-las.

O último capítulo, Soltando o Verbo, a autora diz que não adianta soltar o verbo se ele não estiver preparado para enfrentar o mundo. Pura verdade, não? Nessa seção, a escritora mostra como "lidar com a nossa língua e articular frases, ideias, imagens e poemas". Nas atividades, brinca com o conceito de anagrama, onomatopeias e gambiarra.

Publicidade

O projeto gráfico é lindíssimo, com muitas imagens e cores. A capa tem uma textura emborrachada, com pontas arredondadas. Reflexões sobre arte e o nosso mundo para adultos e crianças.

ServiçoFabriqueta de Ideias Autora: Katia Canton Editora: Companhia das Letrinhas Preço: R$ 39,50

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.