PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Doce fantasia

Por Bia Reis
Atualização:

Carmela Caramelo é uma senhora que se diverte com as próprias trapalhadas e tem hábitos um tanto quanto estranhos. Atrai as crianças com o cheiro dos doces que prepara, gargalha quando o leite é mais rápido do que ela e transborda no fogão, sorri quando se fere com a agulha que usa para fazer bonecas de retalhos. Mas também fica triste e sabe que, nesses momentos, é preciso saber esperar a tristeza passar.

PUBLICIDADE

Carmela Caramelo é a estreia da jornalista Cris Rogério, editora da revista Crescer, como escritora. Apaixonada por literatura infantil, ela escreve sobre o assunto desde 2005 e se tornou uma especialista no assunto.

Para compor Carmela, Cris buscou inspiração em várias mulheres que passaram pela sua vida: a avó, a mãe, outras avós e outras mães. "Queria fazer uma mulher amalucada, mas com um olhar poético sobre a vida, um olhar vivo", conta.

Nas ilustrações de André Neves, Carmela se transforma a cada página, a cada característica apresentada pela escritora. "O André fez uma Carmela atemporal, que são várias mulheres ao mesmo tempo. Foi uma surpresa quando vi que, nas mãos dele, ela podia ser meio bruxa."

Da imaginação do ilustrador, nasceu também um simpático gato preto que acompanha Carmela pelas páginas do livro. "Ele conta outra história a partir da história. Foi uma parceria de verdade."

Publicidade

Para o futuro, Cris já pensa em outras história para sua Carmela. "Mas ainda estão só na minha cabeça."

 Foto: Estadão

Serviço:Carmela Caramelo Editora Cortez Escritora: Cris Rogério Ilustrador: André Neves Preço: R$ 28

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.