Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

'Café da Manhã' questiona estereótipo da velhice

Os peruanos Micaela Chirif e Gabriel Alayza constroem um livro em que texto e imagens são fundamentais e – se já não bastasse – divertem seus leitores

PUBLICIDADE

Por Bia Reis
Atualização:

Capa do livro  

Café da Manhã, livro dos peruanos Micaela Chirif e Gabriel Alayza, recém-lançado pela editora SM, acaba com o estereótipo ainda tão recorrente de que as pessoas mais velhas vivem para a família ou estão abandonadas. Com cenas surreais, os autores questionam a ideia da velhice, constroem uma obra em que texto e imagens são fundamentais para a sua compreensão e - se já não bastasse - divertem seus leitores.

PUBLICIDADE

Com as palavras, Micaela e Gabriel narram, em primeira pessoa, a história de uma senhora que mora no litoral e gosta de acordar cedo e preparar seu café da manhã, com frutas, leite, geleia e ovos.

Estante de Letrinhas no Facebook: Curta!E também no Twitter: Siga!

Já as ilustrações mostram que, ao contrário do que o texto dá a entender, ela não está sozinha. Tem a companhia de um polvo roxo, de uma sereia com frutas na cabeça e de um leão-marinho com um minúsculo chapéu, entre outros seres fantásticos. Com eles, toma café, interage e até dança.

 

As frases que compõem o texto são simples e escritas em letra cursiva. As crianças que estão em processo de alfabetização, saindo da letra bastão, conseguirão ler sozinhas o livro.

Publicidade

Café da Manhã foi selecionado pela Biblioteca Internacional da Juventude, de Munique, para compor o prestigioso catálogo White Ravens.

ServiçoCafé da Manhã Escritora: Micaela Chirif Ilustrador: Gabriel Alayza Tradutora: Graziela R. S. Costa Pinto Editora: SM Preço: R$ 42

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.