PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Biblioteca Monteiro Lobato estreia projeto Histórias do Mundo

Objetivo é aproximar as crianças - e quem mais gostar de histórias - de contos poucos conhecidos por aqui, como os vindos da Grécia, Rússia, Japão, China, Índia, Austrália e África

Por Bia Reis
Atualização:
 Foto: Estadão

Chapeuzinho Vermelho, Gato de Botas, Cinderela, O Patinho Feito, Branca de Neve... As histórias que ganharam vida nas mãos de escritores europeus rodaram o mundo e são as mais conhecidas entre as crianças no Ocidente. E da Grécia, Rússia, Japão ou China, você conhece algum conto? E da Índia, Austrália ou África? Provavelmente não.

PUBLICIDADE

Para nos ajudar a sanar essa lacuna, a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, em São Paulo, abre nesta terça-feira, dia 4, o projeto Histórias do Mundo, com contos desses países que citei acima. Haverá também dois dias dedicados à literatura brasileira, com foco em histórias indígenas e nas do escritor Monteiro Lobato, homenageado pela biblioteca - a primeira no Brasil especializada em literatura infantojuvenil.

Nesta semana, a programação começa nesta terça-feira e vai até sexta, sempre pela manhã. Primeiro, haverá uma contação de história e depois, um filme que de alguma forma dialoga com o país dos contos apresentados. Na semana que vem, a estrutura é a mesma, mas a programação ocorre à tarde. No dia 14, a programação é especial: das 8h30 às 15h30, com filmes, histórias, oficinas e peça de teatro.

Estante de Letrinhas no Facebook: Curta!E também no Twitter: Siga!

Confira dias, horários e atividades:

Publicidade

4 de agosto 9h - Contação de histórias: Grécia e Rússia 10h - Filme: Anastasia

5 de agosto 9h - Contação de histórias: Japão e China 10h - Filme: Mulan

6 de agosto 9h - Contação de histórias: Índia 10h - Filme: Mogli, o Menino Lobo

7 de agosto 9h - Contação de histórias: Austrália 10h - Filme: Procurando Nemo

11 de agosto 14h - Contação de histórias: países africanos 15h - Filme: Kiriku e A Feiticeira

Publicidade

12 de agosto 14h - Contação de histórias: Brasil - histórias indígenas

13 de agosto 14h - Contação de histórias: Brasil - histórias de Monteiro Lobato

14 de agosto - encerramento especial 8h30 - Filme: Hércules 10h - Contação de histórias - O Fio de Meada, com o grupo Pranayama 12h - Filme: Zarafa 14h - Oficina de origami e de bonecas Abayomi 15h30 - Peça: Violeta, a Menina Leitora, com o grupo Oba! de Teatro

A Biblioteca Monteiro Lobato já esteve outras vezes nesta Estante de Letrinhas, com um piquenique literário, o carnaval do Marquês de Rabicó e o bloco das Emílias e dos Viscondes.

Serviço Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque - São Paulo

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.