Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

A descoberta de si mesmo e da amizade

Em 'O Grande Amigo', Katia Canton e Renato Moriconi contam a história de Rodrigo, um garoto tímido que sonha em fazer amigos

PUBLICIDADE

Por Bia Reis
Atualização:
 

Para ter um amigo de verdade, Rodrigo precisa primeiro se descobrir.

PUBLICIDADE

No recém-lançado O Grande Amigo, a escritora, artista plástica e professora Katia Canton e o ilustrador Renato Moriconi contam a história de Rodrigo, um menino baixinho, de cabelos encaracolados, nem bonito nem feio. Era tão tímido que recebera de seus pais e da irmã o apelido de Bicho do Mato.

O que Rodrigo realmente queria era ter um amigo. Mas não qualquer um: um verdade, um grande amigo. Ele tenta na praia, na escola, no futebol. Porém, nem de um cachorro consegue se aproximar.

Até que Rodrigo desiste.

Tentou entender por que é que, quando mais se esforçava em encontrar um amigo, mais sozinho se sentia..."

Publicidade

Ao olhar no espelho, Rodrigo descobre uma faceta que ele próprio não conhecia. E se encontra.

Katia relaciona os rostos de Rodrigo no espelho ao autorretrato e apresenta para os leitores o artista holandês Rembrandt. Por meio deles, descreve algumas das múltiplas possibilidades que temos de nos apresentar ao mundo.

 

Nos desenhos de Moriconi não é possível ver o rosto dos personagens até a autodescoberta de Rodrigo. Eles vão se multiplicando aos poucos, página por página, até voltar a ser apenas um - Rodrigo ou Rembrandt?

No fim, Katia fala um pouco da vida e da obra do artista holandês.

Katia Canton e Renato Moriconi já estiveram várias vezes nesta Estante de Letrinhas - Katia com A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas, Beijo de Artista, Minimaginário de Andersen e Fabriqueta de Ideias e Moriconi com Uniforme, O Rei e Bocejo, entre outros posts.  

Publicidade

Estante de Letrinhas no Facebook: Curta!E também no Twitter: Siga!

ServiçoO Grande Amigo Escritora: Katia Canton Ilustrador: Renato Moriconi Editora: Panda Books Preço: R$ 32,90

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.