Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Cultura

Cultura » A descoberta de si mesmo e da amizade

Cultura

A descoberta de si mesmo e da amizade

Cultura

KATIA CANTON

A descoberta de si mesmo e da amizade

Em 'O Grande Amigo', Katia Canton e Renato Moriconi contam a história de Rodrigo, um garoto tímido que sonha em fazer amigos

Bia Reis

09 Março 2016 | 12h50

o-grande-amigo

Para ter um amigo de verdade, Rodrigo precisa primeiro se descobrir.

No recém-lançado O Grande Amigo, a escritora, artista plástica e professora Katia Canton e o ilustrador Renato Moriconi contam a história de Rodrigo, um menino baixinho, de cabelos encaracolados, nem bonito nem feio. Era tão tímido que recebera de seus pais e da irmã o apelido de Bicho do Mato.

O que Rodrigo realmente queria era ter um amigo. Mas não qualquer um: um verdade, um grande amigo. Ele tenta na praia, na escola, no futebol. Porém, nem de um cachorro consegue se aproximar.

Até que Rodrigo desiste.

Tentou entender por que é que, quando mais se esforçava em encontrar um amigo, mais sozinho se sentia…”

Ao olhar no espelho, Rodrigo descobre uma faceta que ele próprio não conhecia. E se encontra.

Katia relaciona os rostos de Rodrigo no espelho ao autorretrato e apresenta para os leitores o artista holandês Rembrandt. Por meio deles, descreve algumas das múltiplas possibilidades que temos de nos apresentar ao mundo.

katia1menino

Nos desenhos de Moriconi não é possível ver o rosto dos personagens até a autodescoberta de Rodrigo. Eles vão se multiplicando aos poucos, página por página, até voltar a ser apenas um – Rodrigo ou Rembrandt?

No fim, Katia fala um pouco da vida e da obra do artista holandês.

Katia Canton e Renato Moriconi já estiveram várias vezes nesta Estante de Letrinhas – Katia com A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas, Beijo de Artista, Minimaginário de Andersen e Fabriqueta de Ideias e Moriconi com Uniforme, O Rei e Bocejo, entre outros posts.  

Estante de Letrinhas no Facebook: Curta!
E também no Twitter: Siga!

Serviço
O Grande Amigo
Escritora: Katia Canton
Ilustrador: Renato Moriconi
Editora: Panda Books
Preço: R$ 32,90