PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Um espaço para a discussão de ideias para nosso tempo

Poesia em Casa - César Vallejo

O poeta e tradutor Pedro Gonzaga apresenta ao leitor do Estado da Arte a poesia luminosa de César Vallejo, escritor peruano.

Por Estado da Arte
Atualização:

Por Pedro Gonzaga?

PUBLICIDADE

A poesia hispânica, mesmo quando vinda do novo mundo, encontra, nas primeiras décadas do século XX, uma luminosidade, uma capacidade de registrar a força do sol, do campo, da natureza, que só encontra par na poesia chinesa clássica. Não é difícil observar isso em Vallejo, como também não em Jorge Guillén, ou mesmo em Llorca. É como se houvesse uma nitidez extraordinária em cada elemento, em cada cenário, produzindo imagens de imorredouros verões dentro da mente do leitor. Que esse calor irradie nossa precária semana.

O poeta peruano César Vallejo (Divulgação)  

"Verão"

Verão, já me vou. E me dão pena as mãos submissas e pequenas de tuas tardes. Chegas devotadamente; chegas velho; E já não encontrarás ninguém em minha alma.

Verão! E passarás por minhas sacadas com grande rosário de ametistas e ouros, como um bispo triste que chegasse de longe a buscar e bendizer os anéis rotos de uns noivos mortos.

Publicidade

Verão, já me vou. Lá, em setembro tenho uma rosa de que muito te encarrego; haverás de regá-la com água benta todos os dias de pecado e de sepulcro.

Se à força de chorar o mausoléu, com luz de fé seu mármore alteia, levanta ao alto teu responso, e pede a Deus que siga para sempre morta. Tudo há de ser já tarde; e tu não encontrarás ninguém em minha alma.

Já não chores, Verão! Naquele sulco Morre uma rosa que renasce muito...

Pedro Gonzaga é poeta, tradutor, músico e professor. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é autor de A Última Temporada, Falso Começo e O Livro das Coisas Verdadeiras (Arquipélago Editorial), sua estreia na crônica. Acaba de lançar mais um livro de poesia, Em outros tantos quartos da Terra.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.