PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Um espaço para a discussão de ideias para nosso tempo

Poesia em Casa - A experiência fiel

De todas as produções artísticas humanas, a poesia é a que mais se parece com a capacidade múltipla de nossa consciência.

Por Estado da Arte
Atualização:

Por Pedro Gonzaga

PUBLICIDADE

Um dos grandes poetas do século passado, Seamus Heaney, em seu discurso ao receber o Nobel de Literatura, referindo-se à potência da poesia de tornar um instante do passado um instante do presente, disse em agradecimento:

"Devo à poesia a possibilidade de caminhar por esse espaço. Dou-lhe crédito pensando em uma frase que escrevi recentemente para me valorar (e a alguém mais que estive escutando), caminhei em pleno ar, apesar de qualquer juízo. Mas o reivindico finalmente porque só a poesia pode criar uma ordem verdadeira sobre o impacto externo da realidade, e sensível às leis internas do próprio poeta, assim como as oscilações da superfície da água dentro do balde em nossa despensa cinquenta anos atrás. Me refiro a uma ordem onde conseguimos crescer e alcançar tudo aquilo a que nos propusemos. Uma ordem que satisfaz todos os apetites da inteligência aderindo-lhe os afetos. Em outras palavras, agradeço à poesia por ser ela mesma e por ser uma ajuda, por tornar possível o fluido restaurador que relaciona o centro da mente à sua circunferência, o menino que escutava a palavra Estocolmo pelas ondas do rádio, com o homem que hoje está frente a vocês em Estocolmo, neste momento privilegiado. Agradeço à poesia porque a ela se deve gratidão em nossa época e em todos os tempos, por sua fidelidade à vida, em todo o sentido inerente a essa frase."

A fidelidade da experiência. Não seria esta uma das grandes buscas humanas? Essencialmente apegados ao passado, lutamos sempre para reconstituir o que foi por meio de um discurso instável. O esforço racional da ordem, que encontra no relato seu meio de confiança, a força indomável dos afetos, que descrê de tudo que não seja sincrônico. Ao tentarmos fixar a experiência, deparamo-nos com alguma forma de traição. Exceto na poesia. Por uma questão, me parece, de fundo temporal, a água do balde que ainda oscila ao homenageado em Estocolmo, apenas no poema encontraria seu movimento. Em outra de minhas colunas aqui no Estado da Arte, já apontei para o poema como um ato presencial, que nunca deixa de ser atualizado, seja como imagem construída pelo poeta, seja como imagem reconstituída pelo leitor. De todas as produções artísticas humanas, é a que mais se parece com a capacidade múltipla de nossa consciência: estamos aqui, o passado nos chega, o futuro nos provoca, sentimos o corpo, lembramos da pele, cogitamos universos, combatemos as dores, refazemos tantos cálculos, sonhamos com o que está além. Uma ordem que satisfaz todos os apetites da inteligência aderindo-lhe os afetos, afirma, Heaney. A pintura nos ilude os olhos; a música, os ouvidos; a dança, o corpo; a prosa, a razão. Apenas a poesia reúne todas as artes em si mesma, baralhando-nos, com fidelidade, o estar dentro e fora do mundo.

Álvaro de Campos, em Aniversário, apresenta à perfeição, ao reconstituir suas experiências como matéria presencial e sensível (e assim nossas experiências), o que aqui tentei apontar. Meu fracasso é, preso à pálida razão argumentativa, mais certo, uma prova de sucesso

Publicidade

O que eu sou hoje é como a humidade no corredor do fim da casa,

Pondo grelado nas paredes...

O que eu sou hoje (e a casa dos que me amaram treme através das minhas lágrimas),

O que eu sou hoje é terem vendido a casa.

É terem morrido todos,

Publicidade

É estar eu sobrevivente a mim-mesmo como um fósforo frio...

 

No tempo em que festejavam o dia dos meus anos...

Que meu amor, como uma pessoa, esse tempo!

Desejo físico da alma de se encontrar ali outra vez,

Por uma viagem metafísica e carnal,

Publicidade

Com uma dualidade de eu para mim...

Comer o passado como pão de fome, sem tempo de manteiga nos dentes!

Pedro Gonzaga é poeta, tradutor, músico e professor. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é autor de A Última Temporada, Falso Começo e O Livro das Coisas Verdadeiras (Arquipélago Editorial), sua estreia na crônica. Acaba de lançar mais um livro de poesia, Em outros tantos quartos da Terra.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.