Foto do(a) blog

Um espaço para a discussão de ideias para nosso tempo

Falando de Música - Todo mundo sabe

Não podemos tomar a capacidade artística como elemento de valor moral para nenhum de nossos ídolos.

PUBLICIDADE

Por Estado da Arte
Atualização:

Por Leandro Oliveira

PUBLICIDADE

Everybody knows the scene is deadBut there's gonna be a meter on your bedThat will discloseWhat everybody knows [1] 

Leonard Cohen

Após os escândalos com o produtor de cinema norte-americano Harvey Weinsten, em outubro passado, parece que o mundo da arte e entretenimento abriu a Caixa de Pandora do assédio sexual. Com casos incontáveis em duas mãos, Weinsten foi o primeiro de uma lista que seguiu, nas semanas seguintes, com James Toback e - apogeu do assunto - Kevin Spacey.

No meio do imbroglio, vimos o editorial de música clássica do Boston Globe perguntar ao diretor musical da principal orquestra da cidade, o letão Andris Nelsons, se o assédio sexual era um assunto importante no universo da música clássica. A resposta foi, ao menos para todos do meio, surpreendente: "não". Ponto, parágrafo. Melhor: ponto final. Nelsons é um dos mais talentosos regentes de sua geração e, aos 39 anos, mantém uma das carreiras mais surpreendentes do mundo da música atual, sendo diretor das orquestras de Boston e Leipzig enquanto segue com uma rotina não pequena de atividades como regente convidado de formações de primeiro nível.

Publicidade

Não podemos afirmar com certeza que tipo de mundo mágico tais orquestras - e outras tantas pelas quais o maestro pôde passar - preserva, mas as críticas que o jovem maestro recebeu talvez já demonstrassem estar ele um pouco mal-informado sobre o mercado onde tão bem circula...

Na última semana, o assunto ganhou novos contornos. James Levine , ex-diretor musical por quarenta anos do Metropolitan Opera House, e que antecedeu Nelsons no cargo em Boston, foi acusado de abuso sexual de um adolescente nos anos 80. A alegada vítima, que manteve até agora o anonimato, diz que o assédio começou em 1985, quando tinha 15 anos e Levine ia já nos 41, e que os abusos se foram repetindo ao longo de quase uma década, até 1993.

A história foi revelada pelo jornal New York Times, que teve acesso a um relatório de 2016 da polícia do estado americano de Illinois, no qual um homem acusa o maestro de ter abusado dele enquanto adolescente. O Metropolitan Opera teria tido conhecimento do relatório mas o maestro negara as acusações e a instituição, não  tendo recebido outras informações posteriores, deixou a coisa ser enterrada. Após a matéria do NYT, neste domingo, o MET viu-se forçado a agir, e cancelou todas as performances futuras programadas de Levine naquele que foi sua segunda casa e o mais importante teatro de ópera norte-americano (onde ainda mantinha um cargo emérito).

"Everybody knows...". A notícia em si não é nova, na medida em que muitos no mundo clássico já ouviram dizer do "sofá" para testes de Levine em seus anos no Metropolitan. A hipocrisia que por todos estes anos gerou o silêncio em torno dos modos do diretor norte-americano foi quase geral: de grande parte dos críticos e setores da imprensa, de muitos entre os músicos, e evidentemente de alguns entre os tantos grandes atores e instituições musicais dos EUA e da Europa (o jornalista inglês Norman Lebrecht enumera, talvez levianamente, mais de dez).

Como demonstração da seriedade do caso, a Orquestra Sinfônica de Boston respondeu de forma enfática:

Publicidade

À luz das recentes e horríveis acusações contra James Levine, publicadas em várias agências de mídia desde 2 de dezembro, não há dúvida de que a Orquestra Sinfônica de Boston e a indústria da música clássica devem refletir seriamente sobre este momento e determinar formas de garantir que a má conduta sexual não tenha lugar em nossa indústria. Embora a Orquestra Sinfônica de Boston (incluindo Tanglewood e Boston Pops, entre outros programas) atenda aos principais padrões da indústria em todas as questões de segurança dos funcionários, a orquestra está revisando suas políticas em relação ao abuso em locais de trabalho e problemas de assédio para garantir que continuem a atender e exceder os mais altos padrões. Para o próximo ano, o BSO planeja convocar um simpósio com especialistas em recursos humanos que se especializam na formulação de políticas em torno dessas questões relevantes a fim de garantir o ambiente mais seguro possível para todos os envolvidos em nossa organização.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

A Orquestra de Boston está comprometida com uma política de tolerância zero para qualquer pessoa que exiba comportamentos inadequados no local de trabalho. O comportamento de qualquer funcionário da Orquestra que seja contrário a esses valores fundamentais não seria tolerado e seria cumprido com as consequências mais graves.

Ao considerar a contratação de James Levine como diretor musical, através de um terceiro, a Orquestra Sinfônica de Boston aderiu à devida diligência, de acordo com o processo de contratação de funcionários, incluindo uma verificação de antecedentes por meio de triagem criminal e uma análise de eventuais reivindicações civis, bem como numerosas conversas com profissionais de música em todo o país associadas ao Sr. Levine ao longo de sua longa carreira. Embora as acusações atuais traçam uma história diferente sobre o Sr. Levine, o processo de verificação do BSO em 2001 não revelou motivo de preocupação.

A Boston Symphony Orchestra não trabalhou com James Levine desde que ele deixou o cargo de diretor de música em 2011; ele não será empregado ou contratado pelo BSO a qualquer momento no futuro.

A despeito de que hoje é relativamente fácil jogar aos cães um maestro que, aos 72 anos mostra-se adoentado e pouco disposto a concertos distantes de sua casa, em Nova York, a carta da Boston parece dura suficiente para satisfazer a opinião pública, e tem a qualidade de jamais ser evasiva. Mas é difícil crer nos seus termos: após "numerosas conversas com profissionais de música em todo o país associadas ao Sr. Levine" nada foi encontrado.

Publicidade

Se pesquisassem na Alemanha de vinte anos antes, eles encontrariam. O prestigioso crítico Anthony Tommasini, do New York Times, publicou nesta segunda-feira uma melancólica matéria comentando sobre uma entrevista de 1996, onde Levine argumentava sobre as dificuldades de manter-se reservado quanto à questões pessoais à ocasião de sua contratação pela Filarmônica de Munique. Na cidade, o conselho preocupava-se com os rumores sobre seu comportamento sexual. O que à época tentou ser matizado como preconceito ao homossexualismo notório do maestro, claro, mascarava a perversão doentia da pedofilia. Tommasini agora - não à ocasião - entende os termos do maestro como suspeitosamente evasivos, e sua resposta final reveladora. Teria dito o maestro, sobre sua disposição de falar de si na esfera pública: "How good do you have to be?".

Sem que necessariamente se coloque a todos em suspeição indiscriminadamente, o caso expõe o que podemos agora admitir como o trágico corporativismo que envolve muitos entre os "poderosos" do meio clássico. As qualidades musicais enormes e inequívocas de Levine foram seu salvo-conduto por quarenta anos. Mas todos que amamos arte já deveríamos saber: Dr. Jekyll e Mr. Hyde são a mesma pessoa, e não podemos tomar a capacidade artística como elemento de valor moral para nenhum de nossos ídolos. Se a música é um pequeno milagre, seus mensageiros não são santos.

Virando o caso de cabeça para baixo, podemos encontrar talvez as melhores lições. Pois se até o molestamento ou assédio (sexual e moral) puderam ser eventualmente protegidos pelo silêncio, talvez o grande público possa entender, por indução, o quanto de terrível pode estar envolvido na seleção e construção de algumas carreiras estelares da música clássica de nosso tempo...

Leandro Oliveira é compositor e regente de orquestra, doutorando em "Educação, Arte e História da Cultura" pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e anfitrião do projeto "Falando de Música" da Osesp [1] Todo mundo sabe que a cena está morta Mas haverá um metro na sua cama Que desvelará O que todo mundo sabe

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.