PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Divirta-se

Pinacoteca expõe acervo da Fundação Helga de Alvear

Por Celso Filho
Atualização:

Foto: Archivo Helga de Alvear/divulgação

PUBLICIDADE

Radicada na Espanha, a alemã Helga de Alvear começou sua coleção de arte na década de 1960. Hoje, seu acervo chega a quase 3 mil peças e é uma referência na arte contemporânea na Europa. Mantidas por uma fundação que leva seu nome, em Cáceres, as obras ganham exposição no Brasil, a partir de sábado (25), na Pinacoteca.

A mostra Fora da Ordem - Obras da Coleção Helga de Alvear apresenta um recorte de 137 trabalhos, selecionados sob a curadoria de Ivo Mesquita e José Augusto Ribeiro. Entre pinturas, esculturas, vídeos, instalações, desenhos e gravuras de cerca de 70 artistas, o acervo é mais focado na produção contemporânea, feita a partir dos anos 1960. No entanto, a seleção também destaca grandes representantes da arte moderna, como Wassily Kandinsky (foto acima), Marcel Duchamp e Josef Albers.

Do dadaísmo ao minimalismo norte-americano, a exposição percorre diferentes movimentos e gerações de artistas. É possível ver o trabalho de nomes como o alemão Franz Ackermann e os americanos Gordon Matta-Clark e Donald Judd. Entre os brasileiros, há obras de José Damasceno, Jac Leirner e Iran do Espírito Santo.

ONDE: Pinacoteca. Pça. da Luz, 2, Luz, 3324-1000. QUANDO: 10h/17h30 (fecha 3ª). Inauguração: sáb. (25), 11h. Até 26/9. QUANTO: R$ 6 (sáb., grátis).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.