Foto do(a) blog

Divirta-se

Greta Gerwig explora ritos de passagem da adolescência em 'Lady Bird -- A Hora de Voar'

PUBLICIDADE

Por André Carmona
Atualização:
Saoirse Ronan dá vida à protagonista Christine. Foto: Universal Pictures

Se fosse um livro, Lady Bird - A Hora de Voar seria daqueles que você começa a folhear, despretensiosamente, e, quando percebe, está imerso na história e a ponto de terminá-la, maravilhado.

PUBLICIDADE

Não que o filme seja revolucionário, tenha reviravoltas mirabolantes ou siga num ritmo inovador. Ao contrário. A história, que acompanha o amadurecimento de uma garota de 17 anos ao longo do último ano escolar, é simples. E, talvez, este seja o grande mérito de Greta Gerwig, que, com seu primeiro longa solo (ela assina também o roteiro), chega ao Oscar 2018 disputando cinco estatuetas, incluindo a de melhor direção.

Com sensibilidade poética, Greta se volta para um enredo conhecido - as dificuldades e os ritos de passagem da adolescência para a vida adulta. E, para construí-lo, utiliza um pouco de sua própria experiência de vida.

Como ela, a protagonista Christine (Saoirse Ronan) é nascida em Sacramento, na Califórnia, no seio de uma família liberal, e consegue, com o esforço de seus pais, estudar num colégio católico particular. Sob o pseudônimo de 'Lady Bird', a garota, que tem uma veia artística latente, se vê em meio às descobertas típicas da idade - as obrigações na escola; o primeiro namorado; e a influência dos amigos. Mas é a relação turbulenta com a mãe (Laurie Metcalf) que dita o ritmo dos acontecimentos.

Permeada por diálogos naturais - e com comicidade na dose exata -, a relação entre as duas, que dão um show de atuação, é a base para um filme deliciosamente cativante. Você vai se emocionar.

Publicidade

Confira a programação completa no Guia de Cinema do Divirta-se

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.