Em sua 18ª edição, File reúne mais de 300 obras de arte digital
As informações e opinões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Em sua 18ª edição, File reúne mais de 300 obras de arte digital

Celso Filho

13 Julho 2017 | 16h42

A partir de terça-feira (18/7), o Centro Cultural Fiesp, na Paulista, recebe mais de 300 obras de arte digital, além de uma programação de palestras e workshops. Em sua 18ª edição, o File – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica selecionou 339 nomes estrangeiros e 18 brasileiros, que unem, em seus trabalhos, arte e recursos digitais.

A mostra também ocupa outros espaços, como a já tradicional fachada da Fiesp, e, pela primeira vez, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Confira quatro destaques desta edição.

ONDE: Centro Cultural Fiesp. Av. Paulista, 1.313, metrô Trianon-Masp, 3528-2000. QUANDO: Inauguração: 3ª (18/7). 10h/20h. Até 3/9. QUANTO: Grátis. Inf.: www.file.org.br

Breathing Cloud, Dorette Sturm april 2012 SMs Den Bosch Netherlands

Foto: Mike Harris

+ Um grande balão suspenso se movimenta e emite luz, em um ritmo que lembra o da respiração. O trabalho, que utiliza módulos de lâmpadas LED, chama-se ‘The Breathing Cloud’ (foto acima), da holandesa Dorette Sturm.

+ Na instalação ‘Black Hole Horizon’, o alemão Thom Kubli tenta transformar o som em esculturas. Por isso, ele criou alto-falantes que emitem som semelhante à buzina de um navio e, com o ruído, criam bolhas de sabão.

+ Depois que o centro cultural fecha, o File continua na fachada do prédio. Diariamente, das 20h às 6h, o espaço recebe 18 obras digitais. Entre elas, há um projeto colaborativo com a Universidade de Nova York em Abu Dhabi.

+ Na edição deste ano, o festival também leva obras ao CCBB (R. Álvares Penteado, 112, Centro). A partir de 22/7, a mostra ‘A Poética da Imersão’ apresenta seis criações, algumas interativas, do belga Lawrence Malstaf.

Mais conteúdo sobre:

ARTE DIGITALFILE
0 Comentários