As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Body’, melhor direção em Berlim, está entre as estreias de cinema da semana

Rafael Sousa Muniz de Abreu

21 Janeiro 2016 | 17h55

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Ganhador do prêmio de melhor direção do Festival de Berlim de 2015, Body é protagonizado por um médico legista, Janusz (Janusz Gajos), cuja filha (Justyna Suwala)é anoréxica. Preocupado com ela, que ainda sofre com a morte da mãe, ele a submete a um tratamento com a terapeuta Anna (Maja Ostaszewska), que diz falar com espíritos.

 

Exibido no Festival de Veneza do ano passado, onde foi indicado ao Leão de Ouro, Coração de Cachorro é um documentário da cantora e artista americana Laurie Anderson. O longa, que une imagens de arquivo a animações, explora as memórias que Anderson tem de sua cachorra Lolabelle, numa reflexão sobre a vida e a morte.

 

Em O Novíssimo Testamento, indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, Deus (Benoît Poelvoorde) é um senhor rabugento que vive em Bruxelas com a filha Ea (Pili Groyne), de dez anos. Irritada com o pai, ela rouba seu computador e revela um documento que contém a data de morte de todos os humanos.

 

Dirigido pelo britânico Peter Greenaway, Que Viva Eisenstein! 10 Dias em Guanajuato aborda o período em que o diretor soviético passou no México, onde filmaria um de seus longas. Na época, na década de 1930, o cineasta vivia sob pressão do governo stalinista, que exigia que ele voltasse à União Soviética.

 

Em Irmãs, as comediantes Tina Fey e Amy Poehler são Kate e Maura Ellis, que, após um tempo separadas, se reencontram em Orlando, onde passaram a infância. Ao descobrir que a casa onde cresceram já foi vendida pelos pais, as duas planejam uma despedida: dar uma última festa no imóvel, que elas só têm por mais um fim de semana.

 

OUTRAS ESTREIAS

A 5ª Onda
(The 5th Wave, EUA/2016, 112 min.) – Ficção científica. Dir. J Blakeson. Com Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Alex Roe. A Terra é atacada por extraterrestres que fazem avanços em ondas. Da primeira à quarta, episódios violentos ou extraordinários afetam o planeta. Na iminência da quinta onda, que deve extinguir a humanidade, Cassie, uma adolescente, tenta proteger seu irmão mais novo.

Os Invasores
(Brasil/2015, 85 min.) – Drama. Dir. Marcelo Toledo. Com Emanoela Fontes, Maxwell Nascimento e Rita Batata. Cláudia, uma jovem da periferia de São Paulo, tem o sonho de cursar Música na universidade de São Paulo, mas lhe faltam condições financeiras. Por não ter um piano em casa, ela e o namorado invadem escolas e centros culturais onde ela possa praticar o instrumento logo antes da prova de admissão.

Joy: O Nome do Sucesso (leia resenha aqui)
(Joy, EUA/2015, 124 min.) – Drama. Dir. David O. Russell. Com Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Bradley Cooper. A história verídica de Joy Mangano (Jennifer Lawrence), que construiu um império milionário do zero. No longa, a história da inventora que tinha de conciliar a vida de mãe solteira com os empreendimentos que queria fazer. Indicado ao Oscar de melhor atriz (Lawrence).

Reza a Lenda
(Brasil/2013, 86 min.) – Ação. Dir. Homero Olivetto. Com Cauã Reymond, Sophie Charlotte, Luisa Arraes. Ara, um homem sisudo, é o líder de uma gangue de motoqueiros no sertão nordestino. Inspirado por uma lenda, o bando de Ara rouba Tenório, um homem poderoso da região, o que faz com que seu bando seja perseguido.