PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

SRB dá dicas a Blairo para recuperar mercado dos EUA

Por Sonia Racy
Atualização:

BLAIRO MAGGI. Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

A Sociedade Rural Brasileira, aliada à Frente Parlamentar da Agropecuária, enviou ofício a Blairo Maggi com sugestões sobre a vacina contra a febre aftosa, para atacar seus efeitos adversos: os abscessos.

Segundo Marcelo Vieira, da SRB, em muitos Estados brasileiros há tempos a vacina nem é mais necessária.

PUBLICIDADE

O fato é que os americanos suspenderam as exportações de carne bovina fresca usando, como desculpa, esses efeitos. Quando na realidade, a delação da JBS é, por si só, o principal "efeito".

SRB dá dicas 2

Mesmo assim, o Brasil poderia, segundo o ofício, aplicar a vacina de modo subcutâneo para minimizar lesões. E depois, diminuir sua dose pela metade, a partir de novembro - retirando da vacina os compostos com saponina.

Publicidade

O ofício defende também reduzir a faixa etária do gado vacinado e retirar a obrigatoriedade de vacina dos bois que estejam a 180 dias do abate.

Bom começo

Apenas começaram as conversas entre Petrobrás e Braskem e elas estão se dando em clima bastante positivo, segundo se apurou.

Há coisas que a Petrobrás, que é dona de 47% do capital votante, quer rever, como o acordo de acionistas. E há também coisas que a Braskem quer estabelecer: um contrato de fornecimento de mais longo prazo. Segundo essa bem informada fonte, isso é que é a tal "criação de valor para todos os acionistas".

SOS, não

Publicidade

O principal entrave para sair a delação da OAS, praticamente fechada, foi a pressão dos Mata Pires, donos da empreiteira, para que outros executivos - além de Léo Pinheiro - também entrassem no confessionário e dividissem as responsabilidades pelos malfeitos.

Considerado fundamental para a empresa, o diretor superintendente da empreiteira para a região Sul, Carlos Henrique Lemos, não topou.

SOS 2

Consta que na delação de Pinheiro, ex-presidente da OAS, há pagamento de propina a ministros do TCU.

Com destaque para um certo integrante do tribunal que está envolvido também na operação Zelotes.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.